A Educação Ambiental nos curso técnicos integrados ao ensino médio do campus Penedo – IFAL: análise dos livros didáticos de língua portuguesa e a construção de cartilha ambiental

Authors

  • Adriano Souza Freitas IFAL
  • Denise Regina Costa Aguiar Universidade Brasil
  • Cristina Veloso Castro Universidade Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2649

Keywords:

Educação Ambiental. Língua Portuguesa. Livro didático. Paradidático. Paulo Freire.

Abstract

A Educação Ambiental (EA) é um processo contínuo, permanente e interdisciplinar, está relacionada à cultura, à ética, à economia, à política e à ecologia. Sendo isso considerado, este trabalho pretende analisar como a (EA) está introduzida nos livros didáticos (LD) de Língua Portuguesa (LP) adotados pelo campus Penedo (IFAL). A metodologia da investigação é documental-bibliográfica de cunho exploratório, subsidiada por Freire (1979, 1986, 1987, 2000, 2006 a&b), Reigota (2014), Guimarães (2014), Loureiro (2014) e Marcuschi (2008). Considerou-se que os LD tratam da EA de maneira superficial/introdutória no aspecto qualitativo, assim, foi confeccionado um paradidático, proposta interventiva em uma perspectiva crítico-emancipatória

Author Biographies

  • Adriano Souza Freitas, IFAL
    Professor EBTT, Campus Penedo - IFAL
  • Denise Regina Costa Aguiar, Universidade Brasil
    Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil(2011).
  • Cristina Veloso Castro, Universidade Brasil
    Doutorado em Sistema Constitucional de Garantias de Direito pelo Instituto Toledo de Ensino, Brasil(2015)

Published

2019-06-19

Issue

Section

Artigos

How to Cite

FREITAS, Adriano Souza; AGUIAR, Denise Regina Costa; CASTRO, Cristina Veloso. A Educação Ambiental nos curso técnicos integrados ao ensino médio do campus Penedo – IFAL: análise dos livros didáticos de língua portuguesa e a construção de cartilha ambiental. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 306–327, 2019. DOI: 10.34024/revbea.2019.v14.2649. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2649. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2018-08-22
Accepted 2019-05-20
Published 2019-06-19