Humanos e não-humanos no ambiente acadêmico: o direito de conviver em harmonia como pauta da bioética e Educação Ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.20363

Palavras-chave:

animais abandonados, cão comunitário, bem-estar-animal, direito animal

Resumo

Investigou-se a inserção da temática dos cães comunitários como pauta de deliberação coletiva em instituições de ensino superior, por meio de grupos focais. Apesar das fragilidades apontadas, acadêmicos, servidores e membros da comunidade reconheceram que a presença de cães errantes pode promover a conscientização sobre bem-estar animal e responsabilidade comunitária. Esse cenário representa uma oportunidade para aplicar a Educação Ambiental em sinergia com a bioética ambiental, ampliando reflexões sobre o impacto das interações entre humanos e animais não humanos nos espaços acadêmicos. A institucionalização de políticas como o cão comunitário pode fortalecer essa abordagem, estimulando práticas inclusivas, éticas e sustentáveis.

Biografia do Autor

  • Marta Luciane Fischer, Pontifícia Universidade Católica do Paraná
    Bacharel e Licenciada em Biologia/PUCPR, Licenciada em Arte Educação/FAP, Mestre e Doutora em Zoologia, Pós-doutora em Ecologia Química. Docente dos Cursos de Biologia, Psciologia e Pós-Graduação em Bioética/PUCPR. Ex editora chefe da Revista Estudos de Biologia. Ex Coordenadora CEUA/PUCPR. Lider do Grupo de Pesquisa Bioética Ambiental.
  • João Almeida, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

    João Carlos de Aquino Almeida - Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com estágio (Doutorado) na University of Illinois at Urbana-Champaign (UIUC). Atualmente é Professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. E-mail para contato: jalmeida@uenf.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3061079332211219. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4059-9930

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01-10-2025

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Como Citar

FISCHER, Marta Luciane; ALMEIDA, João Carlos de Aquino. Humanos e não-humanos no ambiente acadêmico: o direito de conviver em harmonia como pauta da bioética e Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 6, p. 428–448, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.20363. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/20363. Acesso em: 5 dez. 2025.