O nó górdio das questões socioambientais e a educação neoliberal no Colégio Estadual Professora Maria das Graças Azevedo Melo

Autores

  • Luanne Michella Bispo Nascimento Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19939

Palavras-chave:

Educação Ambiental Crítica, Educação Neoliberal, Pedagogia de Projetos, Questões socioambientais, Teoria da Complexidade Moriniana

Resumo

O objetivo do trabalho foi compreender se as questões socioambientais eram viabilizadas nas práticas docentes dos educadores do Colégio Estadual Professora Maria das Graças Azevedo Melo (CEPMGAM). Para tanto, trabalhei com a teoria da complexidade para analisar as práticas docentes e suscitar caminhos propositivos de enfrentamentos a lógica hegemonicamente posta. Embora não sejam conclusivos, os resultados apontaram que os educadores do CEPMGAM, por intermédio da Pedagogia de Projetos, desenvolveram práticas docentes significativas envolvendo direta e/ou indiretamente as questões socioambientais e, por isso, foram considerados sujeitos (des)atadores da EAC. 

Biografia do Autor

  • Luanne Michella Bispo Nascimento, Universidade Federal de Sergipe

    Programa de Pós-Graduação em Educação.

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Publicado

01-08-2025

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Artigos

Como Citar

NASCIMENTO, Luanne Michella Bispo. O nó górdio das questões socioambientais e a educação neoliberal no Colégio Estadual Professora Maria das Graças Azevedo Melo. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 5, p. 186–204, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.19939. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19939. Acesso em: 17 dez. 2025.