Pesquisa do tipo intervenção pedagógica como aliada da Educação Ambiental crítico-inovadora nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19933

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Intervenção Ambiental, Intervenção pedagógica, Inovação Pedagógica

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar como a pesquisa do tipo intervenção pedagógica pode mediar e promover a inserção da Educação Ambiental crítico-inovadora no Ensino Fundamental – Anos iniciais. Essa pesquisa relata a aplicação de uma intervenção ambiental com docente em atuação no 3º ano do Ensino Fundamental e seus discentes. Além disso, a realização de um mapeamento sobre a metodologia para analisar as mudanças implementadas durante as intervenções e tecer articulações entre as publicações encontradas. Com base nos achados, as pesquisas do tipo intervenção pedagógica proporcionam dinamicidade em suas aplicações e melhorias na formação pedagógica dos sujeitos envolvidos nas pesquisas. 

Biografia do Autor

  • Gabriela Rodrigues Noal, Universidade Federal de Santa Maria

    Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pampa, Mestra em Educação em Ciências e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Integrante dos grupos de pesquisa Ciênciaemflor, Flexilhas e GRUPI.

  • Stefania da Silva Gorski, Universidade Federal de Santa Maria

    Tecnóloga em Gestão Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria e Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria. Membro do Grupo de pesquisa CiênciaemFlor. Possui experiência em Educação Ambiental, Interpretação da Natureza e Conservação da Biodiversidade. 

  • Alana da Cruz Bueno, Universidade Federal de Santa Maria

    Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões e Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Santa Maria. Membro do Grupo de Pesquisa Ciênciaemflor.

  • Cadidja Coutinho, Universidade Federal de Santa Maria

    Doutora em Educação em Ciências-Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, RS -Brasil. Professora Adjunta -Universidade Federal de Santa Maria. líder do Grupo de Pesquisa Ciênciaemflor.

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Publicado

01-08-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

NOAL, Gabriela Rodrigues; GORSKI, Stefania da Silva; BUENO, Alana da Cruz; COUTINHO, Cadidja. Pesquisa do tipo intervenção pedagógica como aliada da Educação Ambiental crítico-inovadora nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 5, p. 318–330, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.19933. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19933. Acesso em: 8 dez. 2025.