Conscientização ambiental no Ensino Médio: um estudo sobre os tipos de poluição

Autores

  • Danielle Domingos da Silva Marques Instituto Federal do Rio Grande do Norte
  • Marcelo de Souza Marques Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • André Luiz Lopes Toledo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19905

Palavras-chave:

Conscientização Ambiental, Ensino Médio, Educação Ambiental, Poluição

Resumo

A conscientização ambiental no ensino médio é fundamental para a formação de cidadãos responsáveis, capazes de compreender e agir sobre questões ambientais. A poluição é um dos maiores desafios enfrentados globalmente, afetando a saúde humana e o meio ambiente. Este estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento de alunos do ensino médio de uma Escola Estadual de Natal (RN) sobre os tipos de poluição. A pesquisa foi conduzida com a participação de 89 alunos. Os resultados indicaram que, embora houvesse um bom entendimento sobre a poluição, alguns equívocos foram observados. O estudo está alinhado aos ODS, destacando a importância de integrar esses conceitos no cotidiano escolar. 

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Publicado

01-08-2025

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

MARQUES, Danielle Domingos da Silva; MARQUES, Marcelo de Souza; TOLEDO, André Luiz Lopes. Conscientização ambiental no Ensino Médio: um estudo sobre os tipos de poluição. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 5, p. 117–130, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.19905. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19905. Acesso em: 8 dez. 2025.
Recebido 2024-12-29
Aprovado 2025-05-08
Publicado 2025-08-01