Conexão entre comunidades e conservação: aproximação indispensável para enfrentar desafios socioambientais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19846

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Participação Social, Unidades de Conservação

Resumo

As Unidades de Conservação (UCs) são essenciais para a preservação da biodiversidade, entretanto, sua manutenção é ameaçada por problemas socioambientais. Dessa forma, a Educação Ambiental (EA) emerge como campo do conhecimento, capaz intervir na relação sociedade-natureza, promovendo diálogo, participação social e sensibilização da população. O presente artigo traz reflexões sobre atividades de EA realizadas em municípios com UCs, buscando ampliar a percepção socioambiental das comunidades. As ações foram baseadas em um diagnóstico e incluíram a escolha de mascotes para as UCs, criação de materiais educativos, oficinas e palestras. Assim, as atividades realizadas integraram a cultura local e promoveram o pertencimento e a valorização das UCs.

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Publicado

01-08-2025

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

MATAKAS, Fernanda Gurgel; GONÇALVES, Catarina Trevisan; FERRI, Lorena Ribeiro; GILONI-LIMA, Patrícia Carla; KATAOKA, Adriana Massaê; AFFONSO, Ana Lucia Suriani. Conexão entre comunidades e conservação: aproximação indispensável para enfrentar desafios socioambientais. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 5, p. 69–83, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.19846. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19846. Acesso em: 8 dez. 2025.
Recebido 2024-12-17
Aprovado 2025-05-08
Publicado 2025-08-01