Ressignificação das concepções de Natureza, Meio Ambiente e Educação Ambiental através de uma trilha ecológica

Autores

  • Lana Beatriz Corrêa Pinheiro Universidade do Estado do Pará, Belém, PA
  • Francielber de Sousa Lima Universidade do Estado do Pará, Belém, PA
  • Tainá Teixeira Rocha Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG http://orcid.org/0000-0001-6842-2945
  • Ana Cláudia Caldeira Tavares-Martins Universidade do Estado do Pará, Belém, PA

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.1957

Palavras-chave:

Conhecimento, Ensino, Aprendizagem.

Resumo

O pensamento ético em volta do futuro do planeta implica responsabilidade à Educação Ambiental cultivada em espaços de produção do conhecimento. Assim, torna-se indispensável, no que diz respeito às discussões sobre o meio ambiente, pesquisar as percepções dos atores escolares e dos grupos sociais submersos na interação de ensino e aprendizagem dessa temática. Este estudo visou analisar as concepções sobre Natureza, Meio Ambiente e Educação Ambiental trazida pelos alunos de 6° e 7° anos do ensino fundamental II, e posteriormente ressignificá-las através de uma trilha ecológica.

Downloads

Publicado

31-03-2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PINHEIRO, Lana Beatriz Corrêa; LIMA, Francielber de Sousa; ROCHA, Tainá Teixeira; TAVARES-MARTINS, Ana Cláudia Caldeira. Ressignificação das concepções de Natureza, Meio Ambiente e Educação Ambiental através de uma trilha ecológica. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 11, n. 1, p. 196–214, 2016. DOI: 10.34024/revbea.2016.v11.1957. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1957. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2014-09-18
Aprovado 2016-03-14
Publicado 2016-03-31