Ressignificação das concepções de Natureza, Meio Ambiente e Educação Ambiental através de uma trilha ecológica

Authors

  • Lana Beatriz Corrêa Pinheiro Universidade do Estado do Pará, Belém, PA
  • Francielber de Sousa Lima Universidade do Estado do Pará, Belém, PA
  • Tainá Teixeira Rocha Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG http://orcid.org/0000-0001-6842-2945
  • Ana Cláudia Caldeira Tavares-Martins Universidade do Estado do Pará, Belém, PA

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.1957

Keywords:

Conhecimento, Ensino, Aprendizagem.

Abstract

O pensamento ético em volta do futuro do planeta implica responsabilidade à Educação Ambiental cultivada em espaços de produção do conhecimento. Assim, torna-se indispensável, no que diz respeito às discussões sobre o meio ambiente, pesquisar as percepções dos atores escolares e dos grupos sociais submersos na interação de ensino e aprendizagem dessa temática. Este estudo visou analisar as concepções sobre Natureza, Meio Ambiente e Educação Ambiental trazida pelos alunos de 6° e 7° anos do ensino fundamental II, e posteriormente ressignificá-las através de uma trilha ecológica.

Published

2016-03-31

Issue

Section

Artigos

How to Cite

PINHEIRO, Lana Beatriz Corrêa; LIMA, Francielber de Sousa; ROCHA, Tainá Teixeira; TAVARES-MARTINS, Ana Cláudia Caldeira. Ressignificação das concepções de Natureza, Meio Ambiente e Educação Ambiental através de uma trilha ecológica. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 196–214, 2016. DOI: 10.34024/revbea.2016.v11.1957. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1957. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2014-09-18
Accepted 2016-03-14
Published 2016-03-31