Caminhada meditativa na natureza: uma experiência educativa ambiental para fortalecimento da resiliência pessoal e socioecológica

Autores

  • Rodolfo Antônio de Figueiredo Universidade Federal de São Carlos
  • Liane Biehl Printes Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19377

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Meditação Caminhando, Mindfulness, Trilha da Vida

Resumo

A atividade educativa ambiental “caminhada meditativa na natureza” foi executada em uma área de cerrado e envolveu 39 participantes. A prática consistiu na explanação de seu embasamento teórico-metodológico, seguida de uma caminhada meditativa, guiada em uma trilha, na qual a atenção das pessoas participantes foi inicialmente voltada aos seus próprios corpos e mentes e, em um segundo momento, orientada para a complexidade do ambiente externo experienciado. Ao final da atividade, em uma roda de conversa, as pessoas participantes externaram a pertinência da experiência, principalmente por ter proporcionado momentos de serenidade, reflexão e motivação ao contribuir para com a conservação do ambiente vivenciado.

Biografia do Autor

  • Rodolfo Antônio de Figueiredo, Universidade Federal de São Carlos

    Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (1987) e Mestre e Doutor em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1994, 1997). A dissertação de mestrado e a tese de doutorado foram na área de Ecologia da Polinização. A partir de 1998, começou também a pesquisar na área de Educação Ambiental e, em 2009, na de Agroecologia. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Ciências Ambientais do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (DCAm/CCBS) e credenciado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCAm/UFSCar), onde é orientador de mestrado e de doutorado. Atua em ensino, pesquisa e extensão no campo da resiliência em sistemas socioecológicos, abordando de forma integrada a reprodução vegetal, a agroecologia, a educação ambiental e a gestão colaborativa. Foi Pró-Reitor de Extensão Adjunto da UFSCar (de 2012 a 2016) e atualmente é Chefe do Departamento de Ciências Ambientais (DCAm) da UFSCar. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-8481-1008

  • Liane Biehl Printes, Universidade Federal de São Carlos

    Possui graduação em Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), mestrado em Gerenciamento da Biodiversidade - University of Kent at Canterbury (2001) e doutorado em Biologia Animal - University of Reading (2003). Concluiu pesquisa de pós-doutorado junto ao Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada (CRHEA) da Universidade de São Paulo com apoio da FAPESP (2007). Ocupa o cargo de Bióloga na Secretaria Geral de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (SGAS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), sendo chefe do Departamento de Apoio à Educação Ambiental (DeAEA) desde 2014. Participa do grupo de pesquisas e estudos em Educação Ambiental (GEPEA) da UFSCar desde 2008. É responsável pela gestão de projetos de extensão, oferta de cursos de extensão, oficinas e orientação de alunos em estágios curriculares e extracurriculares com foco em ambientalização universitária. Atua no Programa de Pós-graduação Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFSCar. É editora da Revista Pesquisa em Educação Ambiental.

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Publicado

01-04-2025

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

FIGUEIREDO, Rodolfo Antônio de; PRINTES, Liane Biehl. Caminhada meditativa na natureza: uma experiência educativa ambiental para fortalecimento da resiliência pessoal e socioecológica. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 2, p. 88–103, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.19377. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19377. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2024-08-27
Aprovado 2024-12-03
Publicado 2025-04-01