Meditative walk in nature: an environmental educational experience to strengthen personal and socio-ecological resilience

Authors

  • Rodolfo Antônio de Figueiredo Universidade Federal de São Carlos
  • Liane Biehl Printes Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19377

Keywords:

University Extension, Walking Meditation, Mindfulness, Trail of Life

Abstract

The environmental educational activity “meditative walk in nature” was carried out in a ‘cerrado’ (Brazilian Savanna) area and involved 39 participants. The practice consisted of explaining its theoretical-methodological basis, followed by a guided meditative walk on a trail, in which the participants' attention was initially focused on their own bodies and minds and, later, opening to the complexity of the external environment experienced. At the end of the activity, in a conversation circle, the participants expressed the relevance of the experience, mainly because it provided moments of serenity, reflection and motivation to contribute to the conservation of the environment they experienced.

Author Biographies

  • Rodolfo Antônio de Figueiredo, Universidade Federal de São Carlos

    Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (1987) e Mestre e Doutor em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1994, 1997). A dissertação de mestrado e a tese de doutorado foram na área de Ecologia da Polinização. A partir de 1998, começou também a pesquisar na área de Educação Ambiental e, em 2009, na de Agroecologia. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Ciências Ambientais do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (DCAm/CCBS) e credenciado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCAm/UFSCar), onde é orientador de mestrado e de doutorado. Atua em ensino, pesquisa e extensão no campo da resiliência em sistemas socioecológicos, abordando de forma integrada a reprodução vegetal, a agroecologia, a educação ambiental e a gestão colaborativa. Foi Pró-Reitor de Extensão Adjunto da UFSCar (de 2012 a 2016) e atualmente é Chefe do Departamento de Ciências Ambientais (DCAm) da UFSCar. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-8481-1008

  • Liane Biehl Printes, Universidade Federal de São Carlos

    Possui graduação em Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), mestrado em Gerenciamento da Biodiversidade - University of Kent at Canterbury (2001) e doutorado em Biologia Animal - University of Reading (2003). Concluiu pesquisa de pós-doutorado junto ao Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada (CRHEA) da Universidade de São Paulo com apoio da FAPESP (2007). Ocupa o cargo de Bióloga na Secretaria Geral de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (SGAS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), sendo chefe do Departamento de Apoio à Educação Ambiental (DeAEA) desde 2014. Participa do grupo de pesquisas e estudos em Educação Ambiental (GEPEA) da UFSCar desde 2008. É responsável pela gestão de projetos de extensão, oferta de cursos de extensão, oficinas e orientação de alunos em estágios curriculares e extracurriculares com foco em ambientalização universitária. Atua no Programa de Pós-graduação Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFSCar. É editora da Revista Pesquisa em Educação Ambiental.

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Published

2025-04-01

Issue

Section

Relatos de Experiências

How to Cite

FIGUEIREDO, Rodolfo Antônio de; PRINTES, Liane Biehl. Meditative walk in nature: an environmental educational experience to strengthen personal and socio-ecological resilience. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 88–103, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.19377. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19377. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2024-08-27
Accepted 2024-12-03
Published 2025-04-01