A relação ser humano e natureza a partir da visão de alguns pensadores históricos

  • Vinicius Perez Dictoro Universidade Federal de São Carlos/Doutorando do Programa de Ciências Ambientais
  • Rodolfo Antônio de Figueiredo Universidade Federal de São Carlos/Docente do departamento de Ciências Ambientais
  • Murilo Otávio Cassimiro Universidade Federal de São Carlos/Mestre em Ciências Ambientais
  • Juliano Costa Gonçalves Universidade Federal de São Carlos/Docente do departamento de Ciências Ambientais
Palavras-chave: Ser humano e natureza, compreensão ambiental, educação ambiental.

Resumo

A importância do estudo da filosofia e da educação ambiental, assim como a relação entre ser humano e natureza nos remete a conhecer um pouco sobre a história da vida sobre a Terra. O presente estudo visa possibilitar entender melhor, discutir e refletir sobre algumas concepções da relação ser humano e natureza, conforme o desenvolvimento da época filosófica e da ciência, por meio de alguns textos sobre as obras de alguns filósofos da cultura ocidental. O artigo foi elaborado a partir de revisões bibliográficas e estudos teóricos sobre os seguintes filósofos: pré-socráticos; Bacon; Descartes; Kant; Espinosa. Busca-se valorizar novas ideias, modelos e direções que consideram os distintos pensadores, suas reflexões e o contexto histórico de cada um.

Biografia do Autor

Vinicius Perez Dictoro, Universidade Federal de São Carlos/Doutorando do Programa de Ciências Ambientais
Departamento de Ciências Ambientais. Mestre em Ciências Ambientais pelo programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, formado no curso de graduação Bacharelado em Gestão e Análise Ambiental na UFSCar. Membro da rede WATERLAT-GOBACIT, rede inter e transdisciplinar de ensino, pesquisa e intervenção nos campos da política e da gestão da água. Participa do grupo de Pesquisa SUSTENTA (sustentabilidade e gestão ambiental), da instituição UFSCar, e desenvolve pesquisa nas linhas: Sustentabilidade; Educação e Comunicação Ambiental; Sociedade e Ambiente; Percepção Ambiental; e Gestão da Água.
Rodolfo Antônio de Figueiredo, Universidade Federal de São Carlos/Docente do departamento de Ciências Ambientais
Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (1987) e Mestre e Doutor em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1994, 1997). A dissertação de mestrado e a tese de doutorado foram na área de Ecologia da Polinização. A partir de 1998, começou também a pesquisar na área de Educação Ambiental e, em 2009, na de Agroecologia. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Ciências Ambientais do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (DCAm/CCBS) e credenciado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCAm/UFSCar), onde é orientador de mestrado e de doutorado na área de educação ambiental. Foi Pró-Reitor de Extensão Adjunto da UFSCar (de 2012 a 2016) e atualmente é Chefe do Departamento de Ciências Ambientais (DCAm) da UFSCar.
Murilo Otávio Cassimiro, Universidade Federal de São Carlos/Mestre em Ciências Ambientais
Possui graduação em Gestão e Análise Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos (2014) e mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS pela Universidade Federal de São Carlos (2018). Trabalha na linha de pesquisa de Ambiente e Sociedade, voltada à percepção ambiental, recursos ambientais, desenvolvimento rural e sociologia ambiental. Experiência nas áreas de resíduos sólidos e educação ambiental.
Juliano Costa Gonçalves, Universidade Federal de São Carlos/Docente do departamento de Ciências Ambientais
Possui graduação em CIÊNCIAS SOCIAIS pela Universidade Federal de São Carlos (1999), mestrado em Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professor da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência nas área de Sociologia Ambiental e Economia do Meio Ambiente.
Publicado
2019-12-07
Como Citar
Dictoro, V. P., Figueiredo, R. A. de, Cassimiro, M. O., & Gonçalves, J. C. (2019). A relação ser humano e natureza a partir da visão de alguns pensadores históricos. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 14(4), 159-169. https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2732
Seção
Artigos