EXPERIÊNCIA DE USO DA PLATAFORMA THUNKABLE PARA CRIAÇÃO DE UM APLICATIVO VOLTADO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.19191

Palavras-chave:

Abelhas Nativas, Formação de Professores, Programação em blocos, Tecnologia da Informação e Comunicação

Resumo

A crescente utilização de recursos tecnológicos no âmbito educacional vem gerando mudanças significativas no planejamento e na ação dos professores. Diante da necessidade de integração e adaptação do docente à semiótica do mundo tecnológico, novas ferramentas surgem no sentido de facilitar esse intermédio. O Thunkable é uma plataforma de Programação em Blocos, criada para dar acessibilidade à criação e publicação de aplicativos móveis. O presente trabalho registra o uso dessa ferramenta para criação de Abelhinhas do Brasil, um aplicativo que possui finalidade didática vinculada aos valores da Educação Ambiental. Relata-se uma experiência positiva com o uso da plataforma, com ressalvas em alguns casos de obstáculos sobre o resultado esperado.

Referências

BARBOSA, Deise; CRUPINSKI, Eliane Fátima; SILVEIRA, Rosangela Nunes; LIMBERGER, Daniela Cristina Hass. As abelhas e seu serviço ecossistêmico de polinização. Revista Eletrônica Científica da UERGS, v. 3, n. 4, p. 694–703, 2017. Disponível em: https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/1068/251. Acesso em: 16 jul. 2024.

BARCELOS, Thiago; VIDAL, Leticia; KIRCHOFF, Ana; SILVA, Giselle. Computação Criativa Online: relato de experiência da adaptação de uma oficina de desenvolvimento do Pensamento Computacional para crianças. In: Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EDUCOMP), 3, 2023, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 247-253.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente. Ministério da Educação e do Desporto: Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/meioambiente.pdf. Acesso em: 16 jul. 2024.

BRASIL. Lei nº 14.533, de 11 de janeiro de 2023. Institui a Política Nacional de Educação Digital e [...]. Diário Oficial da União, Brasília, DF. 11 jan. 2023, pág. nº 1. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2023-2026/2023/Lei/L14533.htm. Acesso em: 16 jul. 2024.

BRASIL. Lei nº 7.797, de 10 de julho de 1989. Cria o Fundo Nacional de Meio Ambiente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF. 11 jun. 1989, pág. nº 11378. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7797.htm. Acesso em: 16 jul. 2024.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República, 2016. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 16 jul. 2024.

CARDOSO, Milena Jansen Cutrim; ALMEIDA, Gil Derlan Silva; SILVEIRA, Thiago Coelho. Formação continuada de professores para uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no Brasil. Revista Brasileira de Informática na Educação, [s.l.], v. 29, p. 97–116, 2020. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2986. Acesso em: 16 jul. 2024.

CHAVES, Alessandra Aparecida Pereira. Educação Ambiental. 1. ed. Curitiba, PR: IESDE, 2020.

ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção. Diretoria de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade. v. 1. Brasília: ICMBio/MMA, 2018.

INGENCHKI, Fernanda Nara Pereira; VALENTIM, Mariana Isabeli; SEKINE, Elizabete Satsuki; ANTIQUEIRA, Lia Maris Orth Ritter. A ameaça da emergência climática para os polinizadores: uma abordagem CTS. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - FURG, v. 40, n. 3, p. 237–256, 2023. Disponível em: https://furg.emnuvens.com.br/remea/article/view/15718/10502. Acesso em: 16 jul. 2024.

GODOY, Isabel Cristina de; PARO, Renata Martins dos Santos. As abelhas nativas em práticas pedagógicas da Educação Ambiental escolar. Revista Brasileira de Educação Ambiental (Revbea), São Paulo, v. 18, n. 4, p. 344–361, 2023. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/14677. Acesso em: 16 jul. 2024.

MENDONÇA, Gabriel Dias; HUNGARO, Alex Sandro; LISBÔA, Eliana Santana. Thunkable na Educação Básica: Uma Proposta Para Ensinar História. In: ROSA, Selma dos Santos; ROSA, Valdir. Educação em tempos de Cultura Digital. Pontal do Paraná: UFPR, CEM, 2023. p. 18–25.

PAIXÃO, Joana Fidelis. A Educação Científica e o Movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). In: PAIXÃO, Joana Fidelis. (org.). Educação, meio ambiente e comunidade: experiências do IF Baiano. Salvador: EDUFBA, 2018.

PAIXÃO, Gisele Palmares Gomes da; MARTÍNEZ, Felipe Rodrigo Vivallo. Análise da percepção dos estudantes do ensino médio da cidade do Rio de Janeiro sobre as abelhas: quanto realmente sabemos sobre elas? Revista Brasileira de Educação Ambiental (Revbea), São Paulo, v. 13, n. 3, p. 263–274, 2018. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2661/1636. Acesso em: 16 jul. 2024.

SEKINE, Elizabete Satsuki; ANTIQUEIRA, Lia Maris Orth Ritter; INGENCHKI, Fernanda Nara Pereira; VALENTIM, Mariana Isabeli. Polinizadores: guia de campo. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2023.

SILVA, Cláudia Inês da; ALEIXO, Kátia Paula; NUNES-SILVA, Bruno; FREITAS, Breno Magalhães; IMPERATRIZ-FONSECA, Vera Lucia. Guia ilustrado de abelhas polinizadoras do Brasil. São Paulo: Instituto de Estudos Avançados da USP, Ministério do Meio Ambiente, 2014.

SILVA, Marco Aurélio da. Desenvolvimento de um aplicativo para ensino de Ciências: uma contribuição para o ensino da temática “Doenças associadas ao mosquito Aedes aegypti”. Revista Científica Intelletto, [S. l.], v. 5, n. ESPECIAL, 2022. Disponível em: https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/revista-intelletto/article/view/203. Acesso em: 16 jul. 2024.

WOLOWSKI, Marina; AGOSTINI, Kayna; RECH, André Rodrigo; VARASSIN, Isabela Galarda; MAUÉS, Márcia; FREITAS, Leandro; CARNEIRO, Liedson Tavares; BUENO, Raquel de Oliveira; CONSOLARO, Hélder; CARVALHEIRO, Luisa; SARAIVA, Antônio Mauro; SILVA, Cláudia Inês da. Relatório Temático sobre Polinização, Polinizadores e Produção de Alimentos no Brasil. São Carlos, SP: Editora Cubo, 2019.

Downloads

Publicado

18-09-2024

Como Citar

VALENTIM, Mariana Isabeli; MAZZUTTI, Gabriela Dalzoto; BRANDÃO, Flávia Sasso; SEKINE, Elizabete Satsuki; ANTIQUEIRA, Lia Maris Orth Ritter; SZMOSKI, Romeu. EXPERIÊNCIA DE USO DA PLATAFORMA THUNKABLE PARA CRIAÇÃO DE UM APLICATIVO VOLTADO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 7, p. 673–684, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.19191. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19191. Acesso em: 15 dez. 2025.