A utilização de residual do manejo do Pinus spp. (acículas) em oficina de papel reciclado como ferramenta de Educação Ambiental

Autores

  • Solange Drews Aguiar Mengue Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
  • Roger Morony Martins Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14753

Palavras-chave:

Oficina, Pinus, Resíduos, Educação Ambiental, Papel reciclado

Resumo

O Pinus spp. está incorporado na paisagem, e o que fazer com um dos residuais resultante do manejo (acículas) é o que norteou a apresentação de uma oficina que trabalha com a utilização destes resíduos aplicados a confecção de papel reciclado, no município de Canela-RS. A metodologia foi de análise SWOT, de estudo de campo, coletiva, com características de interdisciplinaridade. Apresenta impacto educacional e social, alta aplicabilidade e alta complexidade por envolver as esferas ambiental, social e econômica. A esfera pedagógica da Educação Ambiental é que mostra maior impacto, quando a sociedade se apropria do conhecimento de forma espontânea e interioriza o sentimento na construção de uma coletividade.

Biografia do Autor

  • Solange Drews Aguiar Mengue, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

    Mestranda Programa de Pós Graduação em Ambiente e Sustentabilidade-PPGAS/UERGS.

  • Roger Morony Martins, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

    Graduando em Gestão Ambiental pela UNISINOS.

Referências

ALMEIDA, N. C. C.; SANTOS Junior, C. F.; NUNES, A.; LIZ, M. S. M. Educação Ambiental: a conscientização sobre o destino de resíduos sólidos, o desperdício de água e o de alimentos no município de Cametá/PA. Revista Brasileira De Estudos Pedagógicos, v.100, n.255, 2019.

AMORIM, E.P.; PIMENTA, A.S.; SOUZA, E.C. Aproveitamento Dos Resíduos Da Colheita Florestal: Estado Da Arte E Oportunidades." Research, Society and Development, v.10, no. 2, 2021.

CAPRA, F. As conexões ocultas: ciência para uma vida sustentável. 2. ed. São Paulo: Cultrix, p. 296, 2002.

MENGUE, S. D. A. Percepções sobre impactos socioambientais na introdução do cultivo arbóreo de pinus no município de Canela/RS. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Curso de Graduação Tecnológico em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural - PLAGEDER) - Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Canela, 2011.

MODES, K.S. et al. qualidade da madeira de Pinus patula schltdl & cham para produção de celulose. Revista Árvore [online], v. 43, n. 2, 2019.

MOTA, S. Introdução à engenharia ambiental. Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES, Rio de Janeiro, 4ª edição, p. 343, 2006.

RODOLFO Jr., A.; JOHN, V.M. Desenvolvimento de PVC reforçado com resíduos de Pinus para substituir madeira convencional em diversas aplicações. Polímeros [online], v. 16, n. 1, 2006.

SILVA, S.S. et al. Oficina pedagógica para docentes em formação: concepção de jogos educativos para alunos com dislexia. 2019.

ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs Acesso em 26 de setembro de 2022.

OLIVEIRA, F.; PEREIRA, E.; JÚNIOR, A.P. Horta escolar, Educação Ambiental e a interdisciplinaridade. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 13, n. 2, p. 10-31, 2018.

VIEIRA, E.; VALQUIND, L. Oficinas de Ensino: O quê? Por quê? Como? 4º ed. Porto Alegre: EDIPUC.RS, 2002.

Downloads

Publicado

01-03-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MENGUE, Solange Drews Aguiar; MARTINS, Roger Morony. A utilização de residual do manejo do Pinus spp. (acículas) em oficina de papel reciclado como ferramenta de Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 18, n. 2, p. 38–48, 2023. DOI: 10.34024/revbea.2023.v18.14753. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/14753. Acesso em: 5 dez. 2025.