A utilização de residual do manejo do Pinus spp. (acículas) em oficina de papel reciclado como ferramenta de Educação Ambiental

Autores

  • Solange Drews Aguiar Mengue Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
  • Roger Morony Martins Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14753

Palavras-chave:

Oficina, Pinus, Resíduos, Educação Ambiental, Papel reciclado

Resumo

O Pinus spp. está incorporado na paisagem, e o que fazer com um dos residuais resultante do manejo (acículas) é o que norteou a apresentação de uma oficina que trabalha com a utilização destes resíduos aplicados a confecção de papel reciclado, no município de Canela-RS. A metodologia foi de análise SWOT, de estudo de campo, coletiva, com características de interdisciplinaridade. Apresenta impacto educacional e social, alta aplicabilidade e alta complexidade por envolver as esferas ambiental, social e econômica. A esfera pedagógica da Educação Ambiental é que mostra maior impacto, quando a sociedade se apropria do conhecimento de forma espontânea e interioriza o sentimento na construção de uma coletividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solange Drews Aguiar Mengue, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Mestranda Programa de Pós Graduação em Ambiente e Sustentabilidade-PPGAS/UERGS.

Roger Morony Martins, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Graduando em Gestão Ambiental pela UNISINOS.

Referências

ALMEIDA, N. C. C.; SANTOS Junior, C. F.; NUNES, A.; LIZ, M. S. M. Educação Ambiental: a conscientização sobre o destino de resíduos sólidos, o desperdício de água e o de alimentos no município de Cametá/PA. Revista Brasileira De Estudos Pedagógicos, v.100, n.255, 2019.

AMORIM, E.P.; PIMENTA, A.S.; SOUZA, E.C. Aproveitamento Dos Resíduos Da Colheita Florestal: Estado Da Arte E Oportunidades." Research, Society and Development, v.10, no. 2, 2021.

CAPRA, F. As conexões ocultas: ciência para uma vida sustentável. 2. ed. São Paulo: Cultrix, p. 296, 2002.

MENGUE, S. D. A. Percepções sobre impactos socioambientais na introdução do cultivo arbóreo de pinus no município de Canela/RS. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Curso de Graduação Tecnológico em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural - PLAGEDER) - Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Canela, 2011.

MODES, K.S. et al. qualidade da madeira de Pinus patula schltdl & cham para produção de celulose. Revista Árvore [online], v. 43, n. 2, 2019.

MOTA, S. Introdução à engenharia ambiental. Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES, Rio de Janeiro, 4ª edição, p. 343, 2006.

RODOLFO Jr., A.; JOHN, V.M. Desenvolvimento de PVC reforçado com resíduos de Pinus para substituir madeira convencional em diversas aplicações. Polímeros [online], v. 16, n. 1, 2006.

SILVA, S.S. et al. Oficina pedagógica para docentes em formação: concepção de jogos educativos para alunos com dislexia. 2019.

ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs Acesso em 26 de setembro de 2022.

OLIVEIRA, F.; PEREIRA, E.; JÚNIOR, A.P. Horta escolar, Educação Ambiental e a interdisciplinaridade. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 13, n. 2, p. 10-31, 2018.

VIEIRA, E.; VALQUIND, L. Oficinas de Ensino: O quê? Por quê? Como? 4º ed. Porto Alegre: EDIPUC.RS, 2002.

Downloads

Publicado

01-03-2023

Como Citar

Mengue, S. D. A., & Martins, R. M. (2023). A utilização de residual do manejo do Pinus spp. (acículas) em oficina de papel reciclado como ferramenta de Educação Ambiental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(2), 38–48. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14753

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2023-01-18
Publicado: 2023-03-01