Educação Ambiental e percepção sobre meio ambiente em uma escola indígena na Amazônia Oriental (PA)

Autores

  • Greiciane Correia da Silva Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Thaisa Pegoraro Comassetto Universidade Federal Rural da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14587

Palavras-chave:

compostagem, estufa de vegetação, horta escolar, resíduos sólidos, Terra Indígena Alto Rio Guamá

Resumo

O objetivo deste estudo foi realizar atividades de Educação Ambiental (EA) para alunos do Ensino Fundamental de uma escola na Terra Indígena do Alto Rio Guamá, localizada na Amazônia Oriental, estado do Pará, com ênfase em resíduos sólidos. Foram desenvolvidas dinâmicas, oficinas de compostagem, a construção de uma estufa de vegetação a partir de garrafas de plástico e a implementação de uma horta escolar. Avaliou-se também a percepção dos alunos sobre o meio ambiente em que vivem. Foi observado que atividades práticas de EA, no ensino formal indígena, são possíveis e de grande valia, principalmente para que os alunos desenvolvam um senso crítico e uma percepção ambiental abrangente em relação às interações com o meio em que vivem.

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Publicado

01-06-2023

Como Citar

Silva, G. C. da, & Comassetto, T. P. (2023). Educação Ambiental e percepção sobre meio ambiente em uma escola indígena na Amazônia Oriental (PA). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(4), 477–495. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14587

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2022-12-27
Aceito: 2023-02-28
Publicado: 2023-06-01