Quintais com PANC: espaços produtores de educabilidade?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14537

Palavras-chave:

Quintal, PANC, Educação Ambiental

Resumo

O objetivo deste artigo teórico é discutir o papel dos quintais com Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) como espaços produtores de educabilidade para uma Educação Ambiental crítica. Para tanto, abordaremos o sistema agroalimentar hegemônico e a relação com a negação ao Direito Humano à Alimentação Adequada. Logo após, confrontaremos tal sistema com o anúncio da agroecologia. Por meio de duas temáticas: a possibilidade de reafirmar o DHAA e a de construir conhecimentos afinados com a Educação Ambiental crítica, consideramos que, os quintais com PANC, são espaços de produção de conhecimentos que contribuem para uma educação crítica, a partir da valorização da memória, da identidade e da prática social de produzir alimento e de se alimentar.

Biografia do Autor

  • Cristina de Menezes Schittini, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação.

  • Angélica Cosenza, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Profa Dra. Faculdade de Educação/Programa de Pós Graduação em Educação.

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Publicado

01-06-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SCHITTINI, Cristina de Menezes; COSENZA, Angélica. Quintais com PANC: espaços produtores de educabilidade?. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 18, n. 4, p. 242–259, 2023. DOI: 10.34024/revbea.2023.v18.14537. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/14537. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2022-10-25
Aprovado 2023-01-31
Publicado 2023-06-01