Pedagogia dos R'S nas escolas: da teoria à prática

Autores

  • Victor Matheus de Morais Mendes Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) https://orcid.org/0000-0002-4332-2128
  • Kadydja Karla Nascimento Chagas Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.13952

Palavras-chave:

Resíduos Sólidos, Educação Ambiental, R's, Escola

Resumo

Um dos principais causadores dos problemas socioambientais são os resíduos sólidos (RS), devido ao consumismo desenfreado e à sua destinação inadequada. Assim, com vistas a minimizar os efeitos causados pela má gestão dos RS, o princípio dos 3 R's (reduzir, reutilizar e reciclar) tem sido um dos temas trabalhados em projetos de Educação Ambiental (EA) nas escolas. Com o passar dos anos, novos R's foram sendo inseridos nessa metodologia, a fim de conscientizar a sociedade desde a não geração dos resíduos até a reciclagem. Nesse contexto, o presente artigo buscou realizar uma análise, da teoria à prática, dos R's no âmbito da EA nas escolas e o caminho a ser percorrido para que estejam inseridos dentro da escola.

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Biografia do Autor

Kadydja Karla Nascimento Chagas, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Professora Pós-doutora em Ciências Sociais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001), é especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Veiga de Almeida/RJ, mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007) e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). Cursou Estágio Pós-Doutoral (2020) em Sociologia da Educação, pela Universidade do Minho/Portugal. Atualmente está cursando Pós Doutoramento em Educação Profissional pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional - PPGEP/IFRN. Tem experiência na área de Educação, Educação Física e Meio Ambiente, com ênfase nos seguintes temas: lazer, esporte, ludicidade, formação e autoformação profissional.

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Publicado

01-04-2023

Como Citar

Mendes, V. M. de M., & Chagas, K. K. N. (2023). Pedagogia dos R’S nas escolas: da teoria à prática. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(3), 32–42. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.13952

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2022-05-27
Aceito: 2022-12-13
Publicado: 2023-04-01

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