Aquaponia: um exemplo pioneiro de inclusão formal de Educação Ambiental no sistema educativo português

Autores

  • Pedro Martins Universidade de Santiago de Compostela/inED - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.13887

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Aquaponia, Currículo

Resumo

A Educação Ambiental (EA) em Portugal é abordada sobretudo de maneira informal. Este projeto pretendeu incluir formalmente um conceito relacionado com a EA no currículo de um curso profissional. O conceito escolhido foi a Aquaponia (criação em circuito fechado de peixes e de plantas) devido às características e valia técnica do mesmo. O projeto durou três anos, durante os quais se deu formação aos professores envolvidos. Realizaram-se inquéritos por questionário aos alunos e entrevistas aos professores, cuja análise de conteúdo permitiu solucionar alguns problemas iniciais.  Desta forma, atendeu-se à necessidade de dar respostas à crise ambiental global atuando localmente no currículo, enquanto mediador entre escola e sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Referências

BENTO GONÇALVES, A.; COSTA, F. Educação Ambiental e Cidadania: os desafios da escola de hoje. Act. V Congresso Português de Sociologia. Braga. 2004

BERNSTEIN, S. Aquaponic Gardening: A Step-By-Step Guide to Raising Vegetables and Fish Together. Gabriola Island, New Society Publishers. 2011.

BLIDARIU, F.; A. GROZEA. Increasing the Economical Efficiency and Sustainability of Indoor Fish Farming by Means of Aquaponics – Review. Animal Science and Biotechnologies. Vol. 44, N.º 2, 2011. Disponível em <http://www.spasb.ro/index.php/spasb/article/view/287/168>. Acesso em 04 mai. 2019.

BOCEK, A. Introduction to Fish Culture in Rice Paddies. International Center for Aquaculture and Aquatic Environments, Auburn University. 2009.

DGE. Educação para a Cidadania - Linhas Orientadoras. Ed. Ministério da Educação. Lisboa. 2013.

DGE. Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Ed. Ministério da Educação. Lisboa. 2018.

ESTEVES, L. M. Da Teoria à Prática: Educação Ambiental com as Crianças Pequenas - O Fio da História. Porto Editora, Porto. 1998.

FERREIRA, V. ROSA, R. A crise ambiental global: conjuntura e interpretações. Caminhos De Geografia, 22(84), 187–199, 2021.

GONÇALVES, J; MARTINS, P. Cursos Profissionais - Guia Prático Para o Professor. Areal Eds. 2008.

HORNSEY, M.J., HARRIS, E.A., BAIN, P.G., & FIELDING, K.S. Metaanalyses of the determinants and outcomes of belief in climate change. Nature: Climate Change, 6, pp.622-626, 2016.

LEWIS, W.M. YOPP, J.H. et al. Use of hydroponics to maintain quality of recirculated water in a fish culture system em Trans. Am. Fish. Soc., 107 (1), 92-99, 1978.

LOVE, D. UHL, M.; L. GENELLO. Energy and water use of a small-scale raft aquaponics system in Baltimore, Maryland, United States. Aquacultural Engineering. Vol 68, P. 19-27, set. 2015. Disponível em <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0144860915000643#!>. Acesso em 02 mar. 2019.

LOVE, D.; FRY, J.; XIMIN, L.; HILL, E.; GENELLO, L.; SEMMENS, K.; THOMPSON; R. Commercial aquaponics production and profitability: Findings from an international survey. Aquaculture, Vol. 435, P. 67-74. 2015.

MARTINS, P. Aquaponia – Uma novidade na Educação Ambiental. Revista Ambientalmente Sustentable, ano XII, vol. I, núm. 23-24, pp: 101-106. 2017.

MARTINS, P. Aquaponia em Educação Ambiental – Perceções de alunos e professores. REMEA - Revista Eletrónica do Mestrado em Educação Ambiental da Universidade Federal de Rio Grande, vol. 36, núm. 3, pp. 356-369. 2019.

MCMURTRY, M.; NELSON, P.; SANDERS, D.; HODGES, L. Sand culture of vegetables using recirculating aquacultural effluents. Applied Agricultural Research, Vol. 4, N.º 5, p. 280–284, 1990.

NAEGEL, L. Combined production of fish and plants in recirculating water. Aquaculture, N.º10, p. 17-24, 1977.

RAKOCY, J. Aquaponics-Integrating Fish and Plant Culture. Oxford, Wiley-Blackwell. 2012

RAKOCY, J.; BAILEY, D; SHULTZ, K. & COLE, W. Evaluation of a commercial scale aquaponic unit for the production of tilapia and lettuce. Tilapia Aquaculture: Proceedings of the Fourth International Symposium on Tilapia in Aquaculture, v. 1, p. 357-372, 1997.

REIS, F.; CABRAL, W.; SILVA, F.; RÊGO, A.; MIRANDA, R. A Educação Ambiental segundo os documentos norteadores: um estudo dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 17, n.2: 45-59, 2022.

SACRISTÁN, J. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Penso. 2017.

SCHMIDT, L.; GUERRA, J. Do ambiente ao desenvolvimento sustentável: contextos e protagonistas da Educação Ambiental em Portugal. Revista Lusófona de Educação, 25, 193-211. 2013.

SNEED, K.; ALLEN, K. et al. Fish farming and hydroponics. Aquaculture Fish farmer, v.1; n.2, 18-20. 1975.

UNESCO. Learn for our planet: a global review of how environmental issues are integrated in education. 2021. Disponível online em <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000377362>. (Acesso em 20/03/2022).

Downloads

Publicado

01-08-2022

Como Citar

Martins, P. (2022). Aquaponia: um exemplo pioneiro de inclusão formal de Educação Ambiental no sistema educativo português. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(4), 351–359. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.13887

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2022-05-10
Publicado: 2022-08-01