Educação Ambiental e nutricional através da horta escolar no ensino público de São Bernardo do Campo (SP)

Autores

  • Michel Anderson Breve Universidade Federal de São Paulo
  • Camila Kayssa Targino Dutra Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Romário Oliveira de Sant'ana Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Amanda Almeida Gomes Dantas Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0002-7621-086X
  • Sueli Aparecida Moreira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.13874

Palavras-chave:

Educação Ambiental; Agroecologia; Educação Nutricional; Horticultura.

Resumo

A horta escolar constitui espaço de ensino de educação nutricional e ambiental, aproximando a sala de aula aos processos da natureza. Então, programou-se uma horta orgânica (agroecológica) com o objetivo de contextualizar o ensino interdisciplinar durante a percepção sobre a origem dos alimentos. A pesquisa foi realizada por meio de observação participante em escola pública do município de São Bernardo do Campo, com alunos do 6º ano do ensino fundamental. A horta desempenhou um papel de suporte no processo de aprendizagem nas disciplinas de Geografia, História, Matemática e Ciências. O principal desafio encontrado foi implementar o projeto da horta ao currículo e incorporá-lo à rotina escolar.

Biografia do Autor

  • Michel Anderson Breve, Universidade Federal de São Paulo

    Bacharel em Geografia, Especialista em Educação Nutricional pela Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP - Diadema/SP.

  • Camila Kayssa Targino Dutra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Possui graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2013), mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2017). É pesquisadora voluntária PIBIC na área de Linguística e Literatura de Língua Inglesa, com ênfase em gênero, discurso e feminismo.

  • Romário Oliveira de Sant'ana, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Nutricionista, Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN, Natal/RN.

  • Amanda Almeida Gomes Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Nutricionista com Mestrado em Saúde Coletiva pelo Programa PPGSacol (UFRN-FACISA).

  • Sueli Aparecida Moreira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Docente do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - ICSA/UFRRJ

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Publicado

01-08-2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BREVE, Michel Anderson; TARGINO DUTRA, Camila Kayssa; SANT'ANA, Romário Oliveira de; DANTAS, Amanda Almeida Gomes; MOREIRA, Sueli Aparecida. Educação Ambiental e nutricional através da horta escolar no ensino público de São Bernardo do Campo (SP). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 16, n. 4, p. 475–496, 2021. DOI: 10.34024/revbea.2021.v16.13874. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/13874. Acesso em: 5 dez. 2025.