Environmental and nutritional education through the school garden in public schools in São Bernardo do Campo (SP. Brazil)

Authors

  • Michel Anderson Breve Universidade Federal de São Paulo
  • Camila Kayssa Targino Dutra Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Romário Oliveira de Sant'ana Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Amanda Almeida Gomes Dantas Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0002-7621-086X
  • Sueli Aparecida Moreira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.13874

Keywords:

Environmental Education; Agroecology; Nutritional Education; Horticulture.

Abstract

The school vegetable garden creates a learning space for nutritional and environmental education, bringing the classroom closer to the processes of nature. Thus, an (agroecological) organic vegetable garden was implemented in order to materialize the interdisciplinary learning from the study of the origin of food. The research was carried out through participant observation of 6th-grade students from a public elementary school in the city of São Bernardo do Campo. The vegetable garden played a supporting role in the teaching process of the disciplines of Geography, History, Mathematics and Science. The main challenge encountered was the implementation of the garden project in the curriculum and its integration into the school routine.

Author Biographies

  • Michel Anderson Breve, Universidade Federal de São Paulo

    Bacharel em Geografia, Especialista em Educação Nutricional pela Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP - Diadema/SP.

  • Camila Kayssa Targino Dutra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Possui graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2013), mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2017). É pesquisadora voluntária PIBIC na área de Linguística e Literatura de Língua Inglesa, com ênfase em gênero, discurso e feminismo.

  • Romário Oliveira de Sant'ana, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Nutricionista, Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN, Natal/RN.

  • Amanda Almeida Gomes Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Nutricionista com Mestrado em Saúde Coletiva pelo Programa PPGSacol (UFRN-FACISA).

  • Sueli Aparecida Moreira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Docente do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - ICSA/UFRRJ

References

ALIAGA, M.A.; SANTOS, S.M.C.; TRAD, L.A.B. Segurança alimentar e nutricional: significados construídos por líderes comunitários e moradores de um bairro popular de Salvador, Bahia, Brasil. Cad. de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 36, n. 1, p. 1-15, jan. 2020.

ANVISA – AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Agrotóxicos: ANVISA é contrária ao PL 6299/02. Brasília, ANVISA, 2018. Disponível em: <https://bit.ly/32doUln>. Acesso em 17 dez. 2019.

ANVISA – AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Seminário Mercado de Agrotóxico e Regulação. Brasília, ANVISA/ UFPR, 2012.

BOFF, L. Ecologia: grito da Terra, grito dos pobres. São Paulo, Ática, 2012.

BOMBARDI, L.M. Geografia do Uso de Agrotóxicos no Brasil e Conexões com a União Europeia- São Paulo, FFLCH - USP, 2017. 296 p.

BRASIL. Lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006. Cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN com vistas em assegurar o direito humano à alimentação adequada e dá outras providências. Brasília, DF, 15 set. 2006.

BRASIL. Projeto de Lei Nº 6.299. Altera os arts 3º e 9º da lei nº 7.802, de 11 de julho de 1989, que dispõe sobre a pesquisa, a experimentação, a produção, a embalagem e rotulagem, o transporte, o armazenamento, a comercialização, a propaganda comercial, a utilização, a importação, a exportação, o destino final dos resíduos e embalagens, o registro, a classificação, o controle, a inspeção e a fiscalização de agrotóxicos, seus componentes e afins, e dá outras providências, e apensados. Brasília: Senado Federal, 2002.

BRASIL. Lei Nº 7.802, DE 11 DE Julho DE 1989. Brasília, Ministério da Agricultura - MAGR; Ministério do Interior - MINTER; Presidência da República, 1989. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L7802.htm>. Acesso em: 17 dez. 2019.

CAPORAL, F.R.; COSTABEBER, J.A.; PAULUS, G. Agroecologia matriz disciplinar ou novo paradigma para o desenvolvimento rural sustentável. Paraná, IFPR, 2006.

CARNEIRO, F.F.; AUGUSTO, L.G.S, RIGOTTO, RM; FRIEDRICH, K; BÚRIGO, A.C. Dossiê ABRASCO: um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde. Rio de Janeiro: EPSJV; São Paulo: Expressão Popular, 2015.

ENGELS, F. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1985.

FAO - FOOD AND AGRICULTURAL ORGANIZATIONS. Database results [on-line]. FAOSTAT, 2013. Disponível em: <http://apps.fao.org>. Acesso em 25 set. 2019.

FNDE. Manual de apoio para atividades técnicas do nutricionista no âmbito do PNAE / Programa Nacional de Alimentação Escolar. Brasília: FNDE, 2018.

GALLAGHER, J. Cientistas ligam alimentos ultraprocessados a mortes prematuras. 2019. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-48451985>. Acesso em: 17 dez. 2019.

HAMERSCHMIDT, I.; OLIVEIRA, S. Alimentação saudável e sustentabilidade ambiental nas escolas do Paraná. Curitiba, EMATER, 2014.

HERNANDES, R. Da escola para o mundo 6º e 7º anos: ensino fundamental, anos finais/Roberta Hernandes, Ricardo Gonçalves Barreto. São Paulo, Ática, 2018.

MADEIRA, C.G.; LIMA, C.V.; LIMA, D.V.; OLIVEIRA, P.C. Educação Ambiental: a agroecologia como instrumento de efetivação do pensamento ecológico. Pelotas: Editora da UFPel, 2012.

MAZZETTO, C.S. Monocultura e Conflitos Ambientais. Artigo para sítio digital Mapa dos Conflitos Ambientais de Minas Gerais. Brasil, Minas Gerais, FAFICH/UFMG, 2011.

MÉNDEZ, V. Ernesto; BACON, M. Christopher; COHEN, Roseann. Agroecology as a Transdisciplinary, Participatory and Action-Oriented Approach. 2013. v.1.

MINAYO, M. C. S. Trabalho de Campo: Contexto de Observação, Interação e descoberta”. In: M.C.S. MINAYO (Ed.), S.F., DESLANDES.; R. GOMES: Pesquisa Social: Teoria, Método e criatividade. Rio de Janeiro, Vozes, 2009.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo/ Brasília: Cortez/UNESCO, 2000.

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento / Edgar Morin; tradução Eloá Jacobina. 8. ed. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2003.

OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sóciohistórico. 4. ed. São Paulo, Scipione, 1997.

PRIMAVESI, A. Manejo ecológico do solo: a agricultura em regiões tropicais. São Paulo, Nobel, 1984. 541 p.

PTA/FASE – PROJETO TECNOLOGIAS ALTERNATIVAS/FEDERAÇAO DE ÓRGAOS PARA ASSISTENCIA SOCIAL E EDUCACIONAL. Memória do Projeto Tecnologias Alternativas 1983/1987. Rio de Janeiro, PTA/FASE, 1988.

REED, E. Sexo contra sexo ou classe contra classe. São Paulo: Versus, 1980.

SANTOS, A. S. R. O direito ambiental e a participação da sociedade. In: BEJAMIN, Antônio Herman V.; MILARÉ, E. (Coord.). Revista de Direito Ambiental. São Paulo, n. 3, v.1, 1997, p. 219.

SANTOS, K.L. et al. Perdas e desperdícios de alimentos: reflexões sobre o atual cenário brasileiro: reflexões sobre o atual cenário brasileiro. Brazilian Journal Of Food Technology, Campinas, v. 23, p. 1-12, mar. 2020.

SANTOS, M.; GLASS, V. Atlas do agronegócio. Fatos e números sobre as corporações que controlam o que comemos. Rio de Janeiro, Fundação Heinrich Böll, 2018.

SANTOS, M. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção.. São Paulo, Edusp, 2006.

SANTOS, M. O Brasil: território e sociedade no inicio do séc. XXI. 14º ed. Rio de Janeiro, Record, 2010.

SINDAG – SINDICATO NACIONAL DAS INDÚSTRIAS DE DEFENSIVOS AGRÍCOLA. Vendas de defensivos agrícolas são recordes e vão a US$ 8,5 bi em 2011. São Paulo, Folha de São Paulo, 20 abr. 2012.

SIQUEIRA, R. História – 7ª serie. Niterói, Projeto Araribá, 2013.

VIGOTSKI, L.S; LURIA, A.R.; LEONTIEV, A.N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo, Icone, 1998.

WEZEL, A.; SOLDAT, V. A quantitative and qualitative historical analysis of the scientic discipline of agroecology. International Journal of Agricultural Sustainability, v. 7, n. 1, p. 3-18, 2009.

ZIMMERMANN, C.L. Monocultura e transgenia: impactos ambientais e insegurança alimentar. Veredas do Direito. Belo Horizonte, v. 6, n. 12, p. 79-100, 2009.

Published

2021-08-01

Issue

Section

Artigos

How to Cite

BREVE, Michel Anderson; TARGINO DUTRA, Camila Kayssa; SANT'ANA, Romário Oliveira de; DANTAS, Amanda Almeida Gomes; MOREIRA, Sueli Aparecida. Environmental and nutritional education through the school garden in public schools in São Bernardo do Campo (SP. Brazil). Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 16, n. 4, p. 475–496, 2021. DOI: 10.34024/revbea.2021.v16.13874. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/13874. Acesso em: 5 dec. 2025.