Reflexões sobre Educação Ambiental e Ecossocialismo no Brasil pós-pandemia

Autores

  • Luis Felipe Valle Centro Universitário de Jaguariúna

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.13157

Palavras-chave:

Ecossocialismo, Educação Ambiental, Ecologia, Pedagogia

Resumo

Agravados pela pandemia trazida pela Covid-19, problemas como fome, desemprego, miséria, desmatamento e poluição podem ser entendidos como sinais de uma necessária e urgente mudança nas bases pedagógicas do ensino brasileiro diante do potencial transformador da Educação Ambiental na construção de formas de desenvolvimento socioeconômico, cultural e de organização política mais alinhadas aos ciclos ecológicos e dinâmicas da natureza que, há séculos, vem sendo reduzida a matérias-primas e recursos para obtenção de lucros através do consumismo. A partir de uma revisão bibliográfica crítico-reflexiva, propõem-se novos olhares sobre como a Educação Ambiental pode trazer soluções aos problemas estruturais que afligem o Brasil, conduzindo a uma nova práxis engajada com a cidadania e a ecologia.

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Publicado

01-08-2022

Como Citar

Valle, L. F. (2022). Reflexões sobre Educação Ambiental e Ecossocialismo no Brasil pós-pandemia. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(4), 195–207. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.13157

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2021-12-21
Aceito: 2022-05-27
Publicado: 2022-08-01