O conceito "bioma" nos livros didáticos de Geografia no ensino médio

Autores

  • Monalysa Silva de Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Danielle Rodrigues da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará https://orcid.org/0000-0001-5474-4695
  • Maria Amanda Menezes Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará https://orcid.org/0000-0002-9294-1072

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.12437

Palavras-chave:

vegetação brasileira, domínio morfoclimático, ensino de geografia, acervos didáticos

Resumo

Por existir conceitos contraditórios para o termo “bioma” nas literaturas brasileiras, acredita-se que isto se reflita nos livros didáticos (LD’s), então, esta pesquisa teve como objetivo analisar o termo em LD’s de Geografia do ensino médio das escolas no município de Quixadá (estado do Ceará). A análise do termo “bioma” foi feita a partir do pareamento dos conceitos vistos nos LD’s com a literatura nacional e internacional e em como está classificada a vegetação brasileira. Os conceitos encontrados nos LD’s possuem concordância com os termos científicos, porém, ao citar a vegetação brasileira, ocorre uma contradição: o uso da conotação florística. Assim, é possível concluir que os conceitos contraditórios usados na literatura brasileira sobre o termo­­­ aparecem nos livros didáticos, dificultando o processo de ensino e aprendizagem.

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Publicado

01-12-2021

Como Citar

Lima, M. S. de, Silva, D. R. da, & Silva , M. A. M. (2021). O conceito "bioma" nos livros didáticos de Geografia no ensino médio . Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 16(6), 249–262. https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.12437

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2021-07-19
Aceito: 2021-09-03
Publicado: 2021-12-01