O impacto de uma trilha ecológica na ampliação das concepções de natureza em alunos de uma Unidade de Conservação

Autores

  • Adrielly de Kássia Menezes Pinto Universidade do Estado do Pará
  • Luciane Barbosa Lopes Universidade do Estado do Pará
  • Davison Márcio Silva de Assis Universidade Federal do Pará
  • Ana Cláudia Caldeira Tavares-Martins Universidade Federal do Pará https://orcid.org/0000-0003-4972-036X

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12204

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Ilha do Marajó, RESEX-Mar de Soure.

Resumo

Dentro do contexto dos graves problemas ambientais relacionados à falta de informações sobre a natureza, este estudo teve como objetivo avaliar a influência de ações pedagógicas na ressignificação das concepções de natureza, em alunos de duas escolas do ensino fundamental no município de Soure. Neste sentido, foram aplicados mapas mentais como ferramenta diagnóstico antes e após as intervenções, para avaliar o impacto das ações. Os resultados revelam que houve uma ampliação em 29% dos participantes, deste modo, conclui-se que o trabalho para ampliação de concepções deve ocorrer de maneira continua trabalhando-se dentro do contexto escolar, familiar e cotidiano, não limitando-se a ações pontuais. 

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Biografia do Autor

Davison Márcio Silva de Assis, Universidade Federal do Pará

Graduado em Ciências Naturais - Biologia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) em 2017; Mestre em Ciências Ambientais, pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da UEPA em 2019; Doutorando do Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) do convênio Universidade Federal do Pará (UFPA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA Amazônia Oriental) e Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). Possui experiência nas seguintes áreas de pesquisa: Ensino de Ciências, Educação Ambiental, Valoração Econômica dos Recursos Naturais e Estudos de Percepções Ambientais, além de desenvolver trabalhos na Grande Área de Ciências Sociais e Aplicadas, enfocando estudos em Comunidades Tradicionais amazônicas.

Ana Cláudia Caldeira Tavares-Martins, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2002), mestrado em Botânica pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2004) e doutorado em Botânica pelo Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é professora Adjunto IV do departamento de Ciências Naturais, professora permanente do programa de Mestrado em Ciências Ambientais da Universidade do Estado do Pará e pesquisadora colaboradora do Programa de Pós-Graduação da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Bionorte). Tem experiência na área de Ciências Ambientais com ênfase em estudos interdisciplinares em botânica envolvendo florística e ecologia de briófitas, etnobotânica, ensino de botânica, educação ambiental e percepção ambiental. 

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Publicado

01-04-2022

Como Citar

Pinto, A. de K. M. ., Lopes, L. B. ., Assis, D. M. S. de, & Tavares-Martins, A. C. C. (2022). O impacto de uma trilha ecológica na ampliação das concepções de natureza em alunos de uma Unidade de Conservação. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(2), 369–388. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12204

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2021-05-21
Aceito: 2022-02-15
Publicado: 2022-04-01

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