Análises práticas de Educação Ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12188

Palavras-chave:

Análise de conteúdo, Plano anual, planos semanais, Atividades escolares

Resumo

A Educação Ambiental deve ser trabalhada de forma transversal no currículo. As práticas de ensino devem sensibilizar os envolvidos de forma intencional e objetiva, fomentando mudança de praxes. O objetivo desta pesquisa foi analisar as metodologias utilizadas por um docente do ensino fundamental no município de Navegantes-SC. A metodologia adotada foi a Análise de Conteúdo, tendo como material de estudo documentos escolares. Os resultados foram positivos e confirmaram as práticas de Educação Ambiental em alguns documentos, no entanto a temática não foi encontrada nos planos anuais. A pesquisa comprova a deficiência do sistema de ensino quanto ao ato de sensificar o discente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA. F. F. R.; MAFRA, A. I. O docente como promotor da Educação Ambiental: entre o dito e o feito. Revista InterScientia, v.7, n.2, p.4-26, 2019.

BARBOSA, G. de S.; OLIVEIRA, C. T. de. Educação Ambiental na Base Nacional Comum Curricular. Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental. Rio Grande. v.37, n.1. Anais do XI EDEA - Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental. p. 323-335. jan/abr. 2020.

BARCELOS, V. Educação Ambiental princípios, metodologias e atitudes. 4 ed. Petrópolis, R.J: VOSES, 2012.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Lei n. 9.795, de 27 de Abril de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a política nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília (DF). 1999.

CARNEIRO, S. M. M.; DICKMANN, I. Paulo Freire e Educação Ambiental: contribuições a partir da obra Pedagogia da Autonomia. R. Educ. Públ. Cuiabá, v.21, n.45, p.87-102, jan./abr, 2012.

EARLE, A. G.; LEYVA-DE LA HIZ, D. I. The wicked problem of teaching about wicked problems: Design thinking and emerging technologies in sustainability education. Management Learning, v. 52, n. 5, p. 581-603, 2021.

LINS, N. DA S.; FERNANDES, N. N. B. Análise da práxis pedagógica de Educação Ambiental nas disciplinas Ciências e Geografia, modalidade EJA. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 16, n. 3, p. 126–141, 2021.

LOPES, T. DA S.; ABÍLIO, F. J. P. Educação Ambiental Crítica: (re)pensar a formação inicial de professores/as. Revista Brasileira De Educação Ambiental, v. 16, n. 3, p. 38-58. 2021.

MAFRA, A. I. Educação Ambiental na formação continuada de professores. Revista Ponte.com SINERGIA. Navegantes. v.9, n.13, p.47-55. jan./jun, 2018.

MARQUES, G. E. DE C.; FERREIRA DE SOUZA, C. B.; MOURA, L. C. Educação Ambiental no meio rural: estudo de práticas ambientais em escolas de ensino fundamental na ilha de São Luís. Brazilian Journal of Agroecology and Sustainability, v. 3, n. 1, 2021.

MELLO, J. A. V. B.; SARMENTO, JR. O. O.; BERNARDES, B. O.; MAGALHÃES, C. R. Teachers’ Vision about Sustainability in a Brazilian Educational Institution. Sisyphus - Journal of Education. v. 9, n. 3, Lisboa, 2022.

NUNES NETO, A. G.; FERREIRA, S. R. B.; PEREIRA, E. R. A. Educação Ambiental na escola dos anos iniciais. Revista Educação Online, Rio de Janeiro, n. 36, p.143-160. jan-abr, 2021.

RIBEIRO, E. F. S.; FERREIRA, M. S. Inserção da Educação Ambiental nos projetos pedagógicos dos cursos de direito: uma análise na região metropolitana do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v.14, n.1, p.316-338, 2019.

SANTANA, E. L. C. de; MUTIM, A. L. B.; SILVA, F. de P. S. da; O legado da pedagogia Freiriana para a Educação Ambiental. Revista Educação e Ciências Sociais, Salvador, v.3, n.5, 2020.

SILVA, L. da.; SOUZA, J. A. de; SILVA, A. B. L. da. Ecoresidente: Educação Ambiental para o fortalecimento da sustentabilidade escolar. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v.15. n.7. p. 376-390, 2020.

UHDE, E. M., UHDE, L. T., BIANCHI, V.; FERNANDES, S. B. V. Práticas de Educação Ambiental em uma escola de campo. Revista Brasileira De Educação Ambiental, v. 16, n. 1, p. 114-129. 2021.

VIEIRA, D. S.; VIEIRA, M. S.; SILVA, V. S.; VIEIRA, D. S.; ALMEIDA, L. M.; GOES, M. I. L.; VIEIRA, R.S. Importância da Educação Ambiental e uso sustentável de recursos dentro do Ambiente Escolar: uma revisão da literatura. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.4, p. 609-614, 2021.

VIOLA, P. D. D.; TORRES, J.; CARDOSO, L. Determinants of urban cycling from the perspective of Bronfenbrenner’s ecological model. Revista Produção e Desenvolvimento, v. 7, n. 3, 2021.

WETERING, J. V. DE; LEIJTEN, P.; SPITZER, J.; THOMAES, S. Does environmental education benefit environmental outcomes in children and adolescents? A meta-analysis, Journal of Environmental Psychology, v. 1, p. 1-12, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jenvp.2022.101782. Acesso em mar. 2022.

Downloads

Publicado

01-06-2022

Como Citar

Mafra, A. I., & Bonassina, A. L. B. (2022). Análises práticas de Educação Ambiental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(3), 294–304. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12188

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2021-05-18
Aceito: 2022-03-23
Publicado: 2022-06-01