Prática docente em Educação Ambiental: um estudo de caso sobre a horta na educação infantil

Autores

  • Vanessa Lisboa Scroccaro PUC-PR
  • Daniele Saheb Pedroso PUC-PR
  • Daniela Gureski Rodrigues PUC-PR

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12095

Palavras-chave:

Palavras-chave: Educação Ambiental, Horta, Educação Infantil.

Resumo

Esta pesquisa tem como foco de investigação analisar as práticas docentes em Educação Ambiental, destacando a horta na Educação Infantil. Para tanto, buscou-se mapear e analisar práticas de Educação Ambiental desenvolvidas em uma instituição de Educação Infantil no município de Curitiba (PR). Foi utilizada a abordagem qualitativa para a realização da pesquisa e adotada a observação como procedimento de coleta de dados, baseada nos indicadores de Educação Ambiental na Educação Infantil, criados pelo Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Ambiental e Complexidade da PUCPR. Por meio da análise dos dados, foi possível identificar que, mesmo com a presença de práticas docentes envolvendo a Educação Ambiental, existe uma grande defasagem na área, principalmente na exploração da horta nas escolas, considerando a importância para o desenvolvimento de uma sensibilização quanto ao cuidado com o meio ambiente.

 

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Publicado

01-08-2022

Como Citar

Scroccaro, V. L. ., Pedroso, D. S., & Rodrigues, D. G. (2022). Prática docente em Educação Ambiental: um estudo de caso sobre a horta na educação infantil. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(4), 261–274. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12095

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2021-05-04
Aceito: 2022-05-31
Publicado: 2022-08-01