Educação Ambiental e o descarte de resíduos eletroeletrônicos no sul de Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11872

Palavras-chave:

Logística Reversa, Eletrônico, Políticas Públicas, Gestão Ambiental, Urussanga

Resumo

O aumento no consumo de tecnologias e a redução da vida útil dos aparelhos eletrônicos vem gerando aumento nos resíduos, cuja destinação ainda é pouco compreendida pela sociedade, especialmente nos pequenos municípios brasileiros. O objetivo deste trabalho foi analisar, por meio de um questionário, os conhecimentos sobre Resíduos Eletroeletrônicos (REE) e seu descarte por pais de alunos do Ensino Fundamental II de uma escola pública de Urussanga/SC. A maioria dos entrevistados realiza o descarte dos REEs na coleta seletiva do município e desconhecem a legislação específica. São propostas ações de Educação Ambiental para subsidiar estratégias de descarte adequado dos REE por moradores e poder público local.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Rodrigues de Freitas, Universidade do Sul de Santa Catarina

    Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais.

  • Vandete Zanatta de Oliveira, Universidade do Sul de Santa Catarina

    Matemática, Especialista em Inovação na Educação, Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

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Publicado

01-08-2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FREITAS, Rodrigo Rodrigues de; OLIVEIRA, Vandete Zanatta de. Educação Ambiental e o descarte de resíduos eletroeletrônicos no sul de Santa Catarina. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 16, n. 4, p. 134–152, 2021. DOI: 10.34024/revbea.2021.v16.11872. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/11872. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2021-03-10
Aprovado 2021-04-20
Publicado 2021-08-01