Sociedade e natureza: interpretações, reflexos na Educação Ambiental no Brasil e a necessidade do devir

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11852

Palavras-chave:

Meio Ambiente, Educação, Abordagens Filosóficas.

Resumo

Considerando a necessidade de trazer novos elementos para resolução da problemática que envolve a Educação Ambiental, através de um ensaio bibliográfico crítico, esse artigo efetua reflexão das relações entre a Sociedade e Natureza a partir das correntes ambientais Antropocentrismo e Biocentrismo, destacando algumas das suas consequências para a Educação Ambiental no Brasil. Foi analisado o Antropoceno como abordagem mais atual e condizente com a realidade, cuja perspectiva é transformação social, científica e tecnológica, possibilitando as sociedades tomarem consciência que integram uma “nova” Natureza, uma construção sustentável e duradoura das relações Homem-Natureza, deixando de lado o arcaísmo que compreende a Natureza intocada, com o modernismo cego da ciência cartesiana.

Biografia do Autor

  • Bartolomeu Israel de Souza, Universidade Federal da Paraíba

    Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (1995), mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba (1999), doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e pós-doutorado em Biogeografia pela Universidad de Sevilla - Espanha (2013). É professor associado da Universidade Federal da Paraíba, estando lotado no Departamento de Geociências. Leciona nos cursos de graduação em Geografia, Biologia e Engenharia Ambiental e na pós-graduação (mestrado e doutorado) em Geografia e Programa Regional de Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA). Tem experiência na área de Geografia Física e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: desertificação, manejo dos solos, relação planta x microclima x solo e Biogeografia de caatinga. 

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Publicado

01-08-2021

Edição

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Artigos

Como Citar

SANTOS, Thayanna Maria Medeiros; SOUZA, Bartolomeu Israel de. Sociedade e natureza: interpretações, reflexos na Educação Ambiental no Brasil e a necessidade do devir. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 16, n. 4, p. 267–286, 2021. DOI: 10.34024/revbea.2021.v16.11852. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/11852. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2021-03-07
Aprovado 2021-04-30
Publicado 2021-08-01