Contribuições de projetos globalizadores na promoção da educação socioambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11712

Palavras-chave:

Práticas educativas; Problemáticas socioambientais; Enfoque globalizador.

Resumo

O presente estudo buscou analisar as potencialidades de um projeto globalizador de Educação Socioambiental (ESA), com ênfase nas problemáticas socioambientais locais, para o desenvolvimento de um pensar complexo e sistêmico no contexto do ensino formal. Para a sistematização da pesquisa dentro do projeto globalizador foram aplicados questionários e realizadas atividades com alunos de uma escola privada do município de Novo Hamburgo/RS. Os dados obtidos apontam que as práticas globalizadas de ESA desempenham papel fundamental na formação cidadã, contribuindo para religar e ampliar saberes e estimulando o desenvolvimento do pensamento complexo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BEZERRA, T. M. O.; GONÇALVES, A. A. C. Concepções de meio ambiente e educação ambiental por professores da Escola Agrotécnica Federal de Vitória de Santo Antão-PE. Biotemas. v. 20, n. 3, set. 2007, p. 115-125.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: Contexto Histórico e Pressupostos Pedagógicos. Brasília: MEC, 2019. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/contextualizacao_temas_contemporaneos.pdf>. Acesso em: 09 set. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 jun. 2012. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp002_12.pdf>. Acesso em: 18 jul. 2020.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN): Temas Transversais: Meio Ambiente e Saúde. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro091.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2019.

CARAMELLO, G. W. Aspectos da complexidade: contribuições da Física para compreensão do tema ambiental. 2012. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: <https://teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-13082012-104627/publico/Giselle_Watanabe_Caramello.pdf>. Acesso em: 24 mai. 2020.

CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2012.

CÓRDULA, E. B. L.; NASCIMENTO, G. C. C. Educação Socioambiental: Um caminho para uma sociedade sustentável. Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente. v. 4, n. 1, p. 18-26, jan-jun, 2013.

DÉJARDIN, I. A importância da sustentabilidade e da Educação Ambiental nas discussões sobre a problemática socioambiental da cidadania em escolas públicas. Revista Brasileira de Educação Ambiental. São Paulo, v. 11, n. 5, p. 67-88, 2016.

GIACOMETTI, K.; DOMINSCHEK, D. L. Ações antrópicas e impactos ambientais: industrialização e globalização. Caderno Intersaberes, v. 7, n.10, 2018.

GUIMARÃES, M. A dimensão ambiental na educação. 12 ed. Campinas: Papirus, 2015.

KHOIRIYAH, A. J.; HUSAMAH, H. Problem-based learning: Creative thinking skills, problem-solving skills, and learning outcome of seventh grade students. JPBI (Jurnal Pendidikan Biologi Indonesia), v. 4, n. 2, p. 151-160, 2018.

LEFF, E. Complexidade, racionalidade ambiental e diálogo de saberes. Educação & Realidade, v. 34, n. 3, p. 17-24, set-dez 2009.

MORIN, E. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

OENNING, V.; CARNIATTO, I. Implicações das representações sociais de meio ambiente na relação homem-natureza para a educação ambiental: um estudo a partir das definições de alunos moradores da zona rural do Paraná. Educação Ambiental em AÇÃO, n. 38, dez. 2011-fev. 2012.

REIGOTA, M. Meio ambiente e representação social. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

RIO GRANDE DO SUL. Decreto n°. 55.292, de 04 de junho de 2020. Assembleia Legislativa, DOE n.º 113, 2ª edição, de 4 de junho de 2020. Disponível em: <https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=396531>. Acesso em 07 ago. 2020.

RUSCHEINSKY, A. Educação ambiental: abordagens múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SAUVÉ, L. Educação ambiental: possibilidades e limitações. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 317-322, mai-ago. 2005.

SIERRA, C. L. C. O Ensino de Ciências por Resolução de Problemas: uma proposta aplicada a estudantes do Ensino Fundamental da cidade de Araucária. 2017. Dissertação (Mestrado – Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017. Disponível em: <http://riut.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/2545/1/CT_PPGFCET_M_Sierra%2c%20Cristine%20Lois%20Coleti_2017.pdf>. Acesso em: 29 dez. 2019.

SILVA, C. O.; LOPES, J. P.; DANTAS, M. I. Coleta seletiva e reciclagem do lixo: experiência de Educação Socioambiental em uma escola da rede estadual de ensino de Maceió, Alagoas. Nature and Conservation, v. 6, n. 2, p. 26-42, mai-out 2013.

SOARES, N. A.; FARIAS, M. E. O Centro de Educação Ambiental Augusto Kampff: uma experiência como difusor de práticas educativas e socioambientais buscando o Pensamento Complexo. 2017. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2017. Disponível em: <http://www.ppgecim.ulbra.br/teses/index.php/ppgecim/article/view/296/297>. Acesso em: 16 mai. 2020.

TAVARES, L. J. Educação Ambiental na escola pública: um relato de experiência. Florianópolis: Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, n. 9, p. 43-56, 2010.

ZABALA, A. Enfoque globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Downloads

Publicado

01-08-2021

Como Citar

Sachet, M. S., & Soares, N. A. (2021). Contribuições de projetos globalizadores na promoção da educação socioambiental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 16(4), 287–304. https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11712

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2021-02-02
Publicado: 2021-08-01