Percepção do conhecimento sobre resíduos sólidos da construção civil por graduandos e graduados em engenharia civil

Autores

  • Gabriel Sousa de Freitas Universidade Guarulhos
  • Patricia Bulbovas Universidade Guarulhos/Professora Mestrado em Análise Geoambiental
  • Regina de Oliveira Moraes Arruda Universidade Guarulhos

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11708

Palavras-chave:

Educação Ambiental; Resíduo; Engenheiro Civil; Descarte Irregular.

Resumo

O estudo realizado avaliou o grau de conhecimento referente aos resíduos sólidos da construção civil de estudantes de engenharia civil e profissionais de engenharia civil, durante a sua formação e atuação profissional. Realizou-se uma análise quantitativa com aplicação de um questionário com 15 perguntas referente a resíduos da construção civil, abordando tópicos como: órgãos fiscalizadores, legislação do resíduo da construção civil, descarte, reuso, interesse social e Educação Ambiental divididas em cinco temas. Os resultados obtidos permitiram concluir que ambos os grupos possuem conhecimento a respeito do CONAMA e sua Resolução n° 307, também foi constatado que uma parcela dos estudantes de engenharia civil e engenheiros civis não conseguem realizar o descarte de forma correta e não consideram ter um conhecimento suficiente, apesar de terem conhecimento da legislação. Compreendemos que ambos os grupos, apesar de possuírem uma ciência da legislação, não executam o descarte de forma correta por alguns itens, tais como, falta de incentivo fiscal, falta de uma Educação Ambiental, falta de conhecimento sobre o tema e a não existência de um órgão fiscalizador efetivo.

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Publicado

01-08-2021

Como Citar

Freitas, G. S. de, Bulbovas, P., & Arruda, R. de O. M. (2021). Percepção do conhecimento sobre resíduos sólidos da construção civil por graduandos e graduados em engenharia civil. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 16(4), 305–319. https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11708

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2021-02-02
Aceito: 2021-05-03
Publicado: 2021-08-01