Unifeso Green Room: socio-environmental education space

Authors

  • Ana Maria Gomes de Almeida Centro Universitário Serra dos Órgãos - UNIFESO
  • Luiz Antônio de Souza Pereira Centro Universitário Serra dos Órgãos - UNIFESO

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11694

Keywords:

Sala Verde;, Eeducação Socioambiental, Responsabilidade Social

Abstract

In times of socio-environmental crisis, the present experience report and analyzes the activities and implemented by Sala Verde UNIFESO - of the Serra dos Órgãos University Center, since its inauguration in 2014, until the end of the 2019 academic year, based on reports sent to Ministry of the Environment (MMA). The results point to a Green Room operating in the region, with various activities, proposed and coordinated by the institution's professors, involving teachers, students, employees and the population in general.

Author Biography

  • Luiz Antônio de Souza Pereira, Centro Universitário Serra dos Órgãos - UNIFESO

    Doutor e mestre em Geografia pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2014 e 2008, respectivamente), especialista em Planejamento e Uso do Solo Urbano pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional - IPPUR da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2005) e bacharel e licenciatura plena em Geografia pela UFRJ (2005). Professor do Centro Universitário Serra dos Órgãos - UNIFESO (desde 2008/02) e da rede pública de Educação Básica no Governo do Estado do Rio de Janeiro (desde 2007) e da Prefeitura Municipal de Petrópolis - RJ. Com experiência em cursos de formação de professores no ensino superior e no ensino de Geografia nas redes pública e particular da Educação Básica. Pesquisas nas áreas de Geografia Urbana e Ensino de Geografia e projetos de extensão em Educação Socioambiental.

References

BRASIL. Lei n° 9.795 de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e da outras providências. Brasília, 1999. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm>. Acesso em: 15 out. 2020.

DIAS, Genebaldo. Educação Ambiental: princípios e práticas.9ª ed. São Paulo: Gaia, 2004.

GARCIA, M.; ZANETI, I.; YANOMINE, S.; SILVEIRO, A.; CERQUEIRA, E.; SILVA, M. Duas décadas de PNEA: avanços e retrocessos no Brasil. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, V. 15, n° 5, p. 250-270, 2020. Disponível em: <https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/10402/7966>. Acesso em: 15 out. 2020.

GUIMARÃES, M. Educação Ambiental: no consenso um embate? 5ª ed. Campinas: Papirus, 2007.

IBGE. Teresópolis. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rj/teresopolis>. Acesso em: 15 out. 2020.

LAYRARGUES, P.`.; LIMA, G. As macrotendências político-pedagógicas da Educação Ambiental brasileira. Revista Ambiente & Sociedade vol. XVII, n° 1 jan-mar, São Paulo, 2014. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/asoc/v17n1/v17n1a03.pdf>. Acesso em: 01 set. 2020.

LEFF, E. Epistemologia ambiental. 4ª ed. revisada. São Paulo: Cortez, 2007.

LOUREIRO, C. Trajetórias e fundamentos da Educação Ambiental. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2012.

MENDONÇA, F. Geografia socioambiental. Terra Livre. n° 16, 1° semestre. São Paulo, 2001. Disponível em: <https://www.agb.org.br/publicacoes/index.php/terralivre/article/view/352/334>. Acesso em: 01 set. 2020.

REDE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (REBEA). Nota da REBEA aos senhores ministros da Educação e do Meio Ambiente (2019). Disponível em: <https://www.rebea.org.br/images/conteudo/NOTA_REBEA_FINAL_v09-01-2019.pdf>. Acesso em: 01 set. 2020.

REIGOTA, M. O que é Educação Ambiental? 2ª ed. revista e ampliada. São Paulo: Brasiliense, 2009.

PEREIRA, L.A. Sala Verde Unifeso: tecendo a educação socioambiental através de projetos de extensão. Revista Interagir: pensando a extensão. Vol. 1 n. 28. jul. – dez. Rio de Janeiro: UERJ, 2019.

UNIFESO. Projeto Pedagógico Institucional PPI/2016. (2016) Disponível em: <https://www.unifeso.edu.br/instituicao/documentos/ppi2.pdf>. Acesso em: 15 out. 2020.

UNIFESO. Sala Verde. (2020). Disponível em: <https://www.unifeso.edu.br/programas/sala-verde>. Acesso em: 15 out. 2020.

UNIFESO. Relatório anual da Sala Verde Unifeso 2014. Teresópolis: Unifeso, 2014.

UNIFESO. Relatório anual da Sala Verde Unifeso 2015. Teresópolis: Unifeso, 2015.

UNIFESO. Relatório anual da Sala Verde Unifeso 2016. Teresópolis: Unifeso, 2016.

UNIFESO. Relatório anual da Sala Verde Unifeso 2017. Teresópolis: Unifeso, 2017.

UNIFESO. Relatório anual da Sala Verde Unifeso 2018. Teresópolis: Unifeso, 2018.

UNIFESO. Relatório anual da Sala Verde Unifeso 2019. Teresópolis: Unifeso, 2019.

Published

2021-08-01

Issue

Section

Relatos de Experiências

How to Cite

ALMEIDA, Ana Maria Gomes de; PEREIRA, Luiz Antônio de Souza. Unifeso Green Room: socio-environmental education space. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 16, n. 4, p. 191–204, 2021. DOI: 10.34024/revbea.2021.v16.11694. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/11694. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2021-01-27
Accepted 2021-05-03
Published 2021-08-01