O uso da Pegada Ecológica como metodologia para Educação Ambiental

Autores

  • Roney Stepherson dos Santos Instituto Federal do Rio Grande do Norte
  • Jennifer Nainne Rodrigues Matias Instituto Federal do Rio Grande do Norte
  • Andrey Luna Saboia Instituto Federal do Rio Grande do Norte
  • Fabíola da Costa Catombé Dantas Instituto Federal do Rio Grande do Norte
  • Leonardo Rafael Medeiros Instituto Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11135

Palavras-chave:

Desenvolvimento sustentável, Pegada ecológica, Estilo de vida, Capacidade de suporte, Educação ambiental

Resumo

A Pegada Ecológica (PE) é uma metodologia de mensuração da sustentabilidade que se baseia na quantificação do consumo de recursos naturais pelo ser humano em relação à capacidade de suporte do planeta. O presente estudo objetivou analisar a promoção da Educação Ambiental junto a estudantes do ensino médio, utilizando a PE como metodologia. O cálculo da PE possibilitou expandir a compreensão pelos alunos de alguns conceitos relacionados às questões ambientais, bem como permitiu constatar algumas concepções alternativas. Ademais, a PE revelou que os estudantes adotam um estilo de vida não sustentável, reforçando a necessidade de desenvolvimento de projetos interdisciplinares de longo prazo, bem como ações do poder público para promoção da sustentabilidade.

Biografia do Autor

  • Roney Stepherson dos Santos, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

    Técnico em Meio Ambiente pelo IFRN, campus Ipanguaçu

  • Jennifer Nainne Rodrigues Matias, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

    Técnica em Meio Ambiente pelo IFRN, campus Ipanguaçu

  • Andrey Luna Saboia, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

    Professor do IFRN, campus Ipanguaçu

  • Fabíola da Costa Catombé Dantas, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

    Professora do IFRN, campus São Paulo do Potengi

  • Leonardo Rafael Medeiros, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

    Professor do IFRN, campus Ipanguaçu

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Publicado

01-08-2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SANTOS, Roney Stepherson dos; MATIAS, Jennifer Nainne Rodrigues; SABOIA, Andrey Luna; DANTAS, Fabíola da Costa Catombé; MEDEIROS, Leonardo Rafael. O uso da Pegada Ecológica como metodologia para Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 16, n. 4, p. 516–535, 2021. DOI: 10.34024/revbea.2021.v16.11135. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/11135. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2020-09-02
Aprovado 2021-06-10
Publicado 2021-08-01