Efeitos de projetos pedagógicos e/ou de intervenções socioambiental e da replicabilidade na formação de agentes multiplicadores em capacitações de curta duração em Educação Ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.10869

Palavras-chave:

Meio Ambiente., Ambiente e Sociedade, Cursos e Oficinas, Avaliações e Monitoramento

Resumo

Este relato de experiência tem como objetivo demonstrar a efetiva formação de agentes multiplicadores, em Educação Ambiental e intervenção socioambiental, proporcionada pela geração de projetos pedagógicos e/ou socioambientais em capacitação de curta duração e as principais possibilidades avaliativas que o indicador Replicabilidade pode proporcionar no Projeto Pedagogia Ambiental de Suape (PPA). Foi considerado o universo amostral de 61 turmas dessas capacitações, 1206 alunos concluintes e 500 alunos entrevistados (41,4%). As informações levantadas podem ser utilizadas como diretrizes para o planejamento pedagógico do PPA de Suape, bem como a Replicabilidade e os projetos elaborados nas capacitações podem ser utilizadas como modelos de avaliação e de promoção de agentes multiplicadores em outros projetos de Educação Ambiental.

Biografia do Autor

  • José Ricardo Barbosa da Silva, SUAPE - Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros

    Biólogo, mestre em Biologia Vegetal, Analista Técnico da empresa SUAPE - Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros e fiscal do Projeto Pedagogia Ambiental de Suape.

  • Alexandre Arthur de Sena Santos , Instituto de Apoio à Gestão, Estudo e Pesquisa & Preservação Ambiental - Monã

    Biólogo com Especialização em Ensino de Ciências, especialização em Ensino de Biologia e em Especialização Ciências Ambientais. Atualmente é educador ambiental do Projeto Pedagogia Ambiental executado pelo Instituto de Apoio à Gestão, Estudo e Pesquisa & Preservação Ambiental - Monã

  • Raul José de Almeida Pires Falcão, Instituto de Apoio à Gestão, Estudo e Pesquisa & Preservação Ambiental - Monã

    Administrador e pós-graduado em Marketing, atualmente responsável pela gestão local do Projeto Pedagogia Ambiental de Suape executado pelo Instituto de Apoio à Gestão, Estudo e Pesquisa & Preservação Ambiental - Monã.

  • Ângela Maria Cirilo, Instituto de Apoio à Gestão, Estudo e Pesquisa & Preservação Ambiental - Monã

    Pedagoga com especialização em Educação Ambiental. Atualmente é Educadora Ambiental do Projeto Pedagogia Ambiental de Suape pelo Instituto de Apoio à Gestão, Estudo e Pesquisa & Preservação Ambiental - Monã

Referências

ALVES-MAZZOTTI, A. J; GEWANDSNAJDER, F. O. Método nas Ciências Naturais e Sociais. Pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo, SP: Pioneira, 2000.

KRESSIRER, R.; SALZER, W. Monitoria e Avaliação de Projetos: orientações para o trabalho em grupo. Tradução e adaptação de Markus Brose. Deustsche Gesellschaft fur Technische.GTZ. Recife, 1993.

KROB, A.J.D.; BOHRER, P.V.; ZANK, S.; WITT, R.C.V.. O monitoramento de resultados da Educação Ambiental como estratégia para sua inclusão em políticas públicas e ações institucionais. 2009. Disponível em: <http://pwweb2.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/curicaca/usu_doc/trab_gongea_monitoramento.pdf>. Acesso 13 de abril de 2020.

PERNAMBUCO. Decreto nº 37.160, de 23 de setembro de 2011. Institui Plano Diretor – Suape 2030. Pernambuco, 2011.

PERNAMBUCO. Lei nº 7.763, de 7 de novembro de 1978. Criação de Suape – Complexo Industrial e Portuário Governador Eraldo Gueiros. Pernambuco, 1978.

PIRES ADVOGADOS & CONSULTORES. Ampliação e modernização do Porto de Suape: Estudo de impacto ambiental. Janeiro de 2000. Recife: SUAPE/CIPS, 2000a.

MEDINA, N.M..; SANTOS, E.C. Educaçao Ambiental: uma metodologia participativa de formação. Petropolis: Editora Vozes, 2001.

MODERNIZAÇÃO DE SUAPE. Disponível em: <https://www.suape.pe.gov.br/pt/institucional/historico-de-suape>. Acessado em 13 de abril de 2020.

SÁNCHEZ, L.E. Avaliação de impacto ambiental: conceitos e métodos. 2. ed. Oficina de Textos, 2013.

SUAPE – Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros. Relatório anual: Projeto pedagogia ambiental. Pernambuco: 2017. 161 p.

ZAPONI, J.R.C. et. al. Curso de Gestão de Resíduos Sólidos: a experiência de Suape: Caderno 5. Ipojuca, 2017.

ZAPONI, J.R.C.; SILVA, J.R.B.; OLIVEIRA, T.S. Curso Nascentes: Educação Ambiental para conservação do nascer das águas. Ipojuca, 2017.

ZAPONI, J.R.C. et.al. Oficina de Restauração Florestal: Mata Atlântica: Caderno 3. Ipojuca, 2017.

Downloads

Publicado

01-02-2022

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

SILVA, José Ricardo Barbosa da; SANTOS , Alexandre Arthur de Sena; FALCÃO, Raul José de Almeida Pires; CIRILO, Ângela Maria. Efeitos de projetos pedagógicos e/ou de intervenções socioambiental e da replicabilidade na formação de agentes multiplicadores em capacitações de curta duração em Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 17, n. 1, p. 315–334, 2022. DOI: 10.34024/revbea.2022.v17.10869. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/10869. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2020-07-04
Aprovado 2021-12-01
Publicado 2022-02-01