Efeitos de projetos pedagógicos e/ou de intervenções socioambiental e da replicabilidade na formação de agentes multiplicadores em capacitações de curta duração em Educação Ambiental

Autores

  • José Ricardo Barbosa da Silva SUAPE - Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros https://orcid.org/0000-0002-4055-6826
  • Alexandre Arthur de Sena Santos Instituto de Apoio à Gestão, Estudo e Pesquisa & Preservação Ambiental - Monã https://orcid.org/0000-0001-8205-7390
  • Raul José de Almeida Pires Falcão Instituto de Apoio à Gestão, Estudo e Pesquisa & Preservação Ambiental - Monã
  • Ângela Maria Cirilo Instituto de Apoio à Gestão, Estudo e Pesquisa & Preservação Ambiental - Monã https://orcid.org/0000-0001-6610-2489

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.10869

Palavras-chave:

Meio Ambiente., Ambiente e Sociedade, Cursos e Oficinas, Avaliações e Monitoramento

Resumo

Este relato de experiência tem como objetivo demonstrar a efetiva formação de agentes multiplicadores, em Educação Ambiental e intervenção socioambiental, proporcionada pela geração de projetos pedagógicos e/ou socioambientais em capacitação de curta duração e as principais possibilidades avaliativas que o indicador Replicabilidade pode proporcionar no Projeto Pedagogia Ambiental de Suape (PPA). Foi considerado o universo amostral de 61 turmas dessas capacitações, 1206 alunos concluintes e 500 alunos entrevistados (41,4%). As informações levantadas podem ser utilizadas como diretrizes para o planejamento pedagógico do PPA de Suape, bem como a Replicabilidade e os projetos elaborados nas capacitações podem ser utilizadas como modelos de avaliação e de promoção de agentes multiplicadores em outros projetos de Educação Ambiental.

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Biografia do Autor

José Ricardo Barbosa da Silva, SUAPE - Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros

Biólogo, mestre em Biologia Vegetal, Analista Técnico da empresa SUAPE - Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros e fiscal do Projeto Pedagogia Ambiental de Suape.

Alexandre Arthur de Sena Santos , Instituto de Apoio à Gestão, Estudo e Pesquisa & Preservação Ambiental - Monã

Biólogo com Especialização em Ensino de Ciências, especialização em Ensino de Biologia e em Especialização Ciências Ambientais. Atualmente é educador ambiental do Projeto Pedagogia Ambiental executado pelo Instituto de Apoio à Gestão, Estudo e Pesquisa & Preservação Ambiental - Monã

Raul José de Almeida Pires Falcão, Instituto de Apoio à Gestão, Estudo e Pesquisa & Preservação Ambiental - Monã

Administrador e pós-graduado em Marketing, atualmente responsável pela gestão local do Projeto Pedagogia Ambiental de Suape executado pelo Instituto de Apoio à Gestão, Estudo e Pesquisa & Preservação Ambiental - Monã.

Ângela Maria Cirilo, Instituto de Apoio à Gestão, Estudo e Pesquisa & Preservação Ambiental - Monã

Pedagoga com especialização em Educação Ambiental. Atualmente é Educadora Ambiental do Projeto Pedagogia Ambiental de Suape pelo Instituto de Apoio à Gestão, Estudo e Pesquisa & Preservação Ambiental - Monã

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Publicado

01-02-2022

Como Citar

Silva, J. R. B. da, Santos , A. A. de S., Falcão, R. J. de A. P., & Cirilo, Ângela M. (2022). Efeitos de projetos pedagógicos e/ou de intervenções socioambiental e da replicabilidade na formação de agentes multiplicadores em capacitações de curta duração em Educação Ambiental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(1), 315–334. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.10869

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2020-07-04
Aceito: 2021-12-01
Publicado: 2022-02-01