Texto literário como instrumento de Educação Ambiental

Autores

  • José Ribamar Neres Costa Anhanguera-Uniderp / Pitágoras
  • Gilberto Luiz Alves Anhanguera-Uniderp

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10572

Palavras-chave:

Literatura, Sensibilização ambiental, Educação Ambiental, Ambiente

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar como os textos literários, em variados gêneros, podem servir como instrumento pedagógico de sensibilização ambiental, podendo despertar o interesse de leitores para problemas ambientais que, embora nem sempre façam parte do corpus central da obra literária, são ressaltados pelos autores e podem dar margens para discussões acerca de questões que envolvam o ambiente. O estudo traz como objetos de análise textos escritos em três gêneros: poesia, literatura infantil e crônica, que são estudados sob as perspectivas da Educação Ambiental e da literatura, chegando-se à conclusão de que é possível a utilização de textos literário como instrumento de sensibilização para problemas ambientais.

 

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Biografia do Autor

José Ribamar Neres Costa, Anhanguera-Uniderp / Pitágoras

Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimnto Regional (Anhanguera-Uniderp), mestre em Educação (UCB), especialista em Literatura Brasileira (PUC-MG),  Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa (Uninter), Metodologias de Ensino de Língua portuguesa e Espanhola (UCAM) e Educação Ambiental e Sustentabilidade (Uninter), Graduado em Letras (UFMA).

Gilberto Luiz Alves, Anhanguera-Uniderp

Doutor em Educação pela UNICAMP e Mestre em Educação pela UFSCAR

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Publicado

03-12-2020

Como Citar

Costa, J. R. N., & Alves, G. L. (2020). Texto literário como instrumento de Educação Ambiental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 15(7), 33–45. https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10572

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2020-04-24
Aceito: 2020-08-13
Publicado: 2020-12-03