Educação Ambiental em espaços não formais: relato de experiência no Parque das Aves (Foz do Iguaçu, PR, Brasil)

Autores

  • Kerlen Alana Santa Ana Santos Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Rodrigo de Cássio da Silva Universidade Estadual de Ponta Grossa https://orcid.org/0000-0002-4177-3005

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.10566

Palavras-chave:

Educação ambiental; espaços não formais; experiência

Resumo

O campo da Educação Ambiental surgiu por volta do séc. XX, e vem sendo muito necessária, devido aos impactos ambientais que a natureza e os seres vivos enfrentam. E é nos contextos formais e não formais, que cada vez mais a Educação Ambiental amplia sua área de alcance. O presente trabalho tem por objetivo relatar uma experiência vivida por meio de um estágio em um espaço não formal de educação, o Parque das Aves – Foz do Iguaçu/PR – Brasil, onde essa prática é muito valorizada. A instituição tem enfoque na conservação de espécies de aves ameaçadas de extinção da Mata atlântica, e na formação do pensamento crítico de seus visitantes.  Foram feitas reflexões sobre o papel da Educação Ambiental nesses espaços e relatadas várias contribuições para a formação de educadores ambientais mais engajados, além de esses espaços sensibilizarem os visitantes e estimularem mudanças de atitudes em relação às questões ambientais.

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Biografia do Autor

Kerlen Alana Santa Ana Santos, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Discente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

Rodrigo de Cássio da Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professor do Departamento de Biologia Estrutural, Molecular e Genética.

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Publicado

08-03-2021

Como Citar

Santos, K. A. S. A., & Silva, R. de C. da. (2021). Educação Ambiental em espaços não formais: relato de experiência no Parque das Aves (Foz do Iguaçu, PR, Brasil). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 16(2), 153–162. https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.10566

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2020-04-21
Aceito: 2021-02-17
Publicado: 2021-03-08

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