Educação Ambiental em espaços não formais: relato de experiência no Parque das Aves (Foz do Iguaçu, PR, Brasil)

Palavras-chave: Educação ambiental; espaços não formais; experiência

Resumo

O campo da Educação Ambiental surgiu por volta do séc. XX, e vem sendo muito necessária, devido aos impactos ambientais que a natureza e os seres vivos enfrentam. E é nos contextos formais e não formais, que cada vez mais a Educação Ambiental amplia sua área de alcance. O presente trabalho tem por objetivo relatar uma experiência vivida por meio de um estágio em um espaço não formal de educação, o Parque das Aves – Foz do Iguaçu/PR – Brasil, onde essa prática é muito valorizada. A instituição tem enfoque na conservação de espécies de aves ameaçadas de extinção da Mata atlântica, e na formação do pensamento crítico de seus visitantes.  Foram feitas reflexões sobre o papel da Educação Ambiental nesses espaços e relatadas várias contribuições para a formação de educadores ambientais mais engajados, além de esses espaços sensibilizarem os visitantes e estimularem mudanças de atitudes em relação às questões ambientais.

Biografia do Autor

Kerlen Alana Santa Ana Santos, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Discente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

Rodrigo de Cássio da Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professor do Departamento de Biologia Estrutural, Molecular e Genética.

Referências

CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O MEIO AMBIENTE HUMANO. De Estocolmo, à Rio-92: agenda ambiental para os países e elaboração de documentos por Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Em discussão, Brasília, 11 de jun. de 2012. Disponível em: <http://www.senado.gov.br/noticias/Jornal/emdiscussao/rio20/a-rio20/conferencia-das-nacoes-unidas-para-o-meio-ambiente-humano-estocolmo-rio-92-agenda-ambiental-paises-elaboracao-documentos-comissao-mundial-sobre-meio-ambiente-e-desenvolvimento.aspx>. Acesso em: 25 de mar. de 2019.

GUIMARAES, M.; VASCONCELLOS, M.M.N. Relações entre educação ambiental e educação em ciências na complementaridade dos espaços formais e não formais de educação. Educ. rev., Curitiba , n. 27, p. 147-162, June 2006.

KISIEL, J. Understanding elementary teacher motivations for science fieldtrips. Science Education, v.89, n.6, 2005, p.936-955.

MORADILLO, E.F.; OKI, M.C.M. Educação ambiental na universidade: construindo possibilidades. Quím. Nova, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 332-336, apr. 2004.

OLIVEIRA, M.L. Sobre estudos de caso e relatos de experiências. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, vol. 13, no. 4, 2012.

PARQUE DAS AVES. Descubra um pouco mais sobre a história do Parque das Aves. 2019. Disponível em: <https://www.parquedasaves.com.br/sobre-o-parque-das-aves/historia/?lang=pt>. Acesso em: 27 de jun. 2019.

PARQUE DAS AVES. Educação para conservação. 2019. Disponível em: <https://www.parquedasaves.com.br/nosso-trabalho/educacao-ambiental/>. Acesso em: 08 de set. 2019.

PARQUE DAS AVES Os números de um lugar tão impressionante não poderiam ficar atrás. 2019. Disponível em: <https://www.parquedasaves.com.br/sobre-o-parque-das-aves/numeros/>. Acesso em: 27 de jun. 2019.

PARQUE DAS AVES Trabalhe conosco. 2019. Disponível em: <https://www.parquedasaves.com.br/sobre-o-parque-das-aves/trabalhe-conosco/>. Acesso em: 27 de jun. 2019.

PLATÃO. Diálogos: Sofista, Político, Filebo, Timeu, Crítias. Portugal: Publicações Europa-América, 1969.

SARAIVA, R.V. O zoológico como um espaço de ciência para a sensibilização de estudantes sobre a temática biodiversidade brasileira. 2017. 89f. Dissertação de mestrado - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.

SILVA, M.S.; CAMPOS, C.R.P. Atividades investigativas na formação de professores de ciências: uma aula de campo na Formação Barreiras de Marataízes, ES. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru , v. 23, n. 3, p. 775-793, jul. 2017.

SOUZA, V.A. Oficinas pedagógicas como estratégia de ensino: uma visão dos futuros professores de ciências naturais. 2016. 35f. Trabalho de conclusão de curso – Universidade de Brasília. Planaltina, 2016.

TAL, R.; BAMBERGER, Y.; MORAG; O. Guided school visits to natural history museums in Israel: Teachers’ roles. Science Education, v.89, n.6, p.920-935.

Publicado
2021-03-08
Como Citar
Santos, K. A. S. A., & Silva, R. de C. da. (2021). Educação Ambiental em espaços não formais: relato de experiência no Parque das Aves (Foz do Iguaçu, PR, Brasil). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 16(2), 153-162. https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.10566
Seção
Relatos de Experiências