Educação Ambiental em espaços não formais: relato de experiência no Parque das Aves (Foz do Iguaçu, PR, Brasil)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.10566

Palavras-chave:

Educação ambiental; espaços não formais; experiência

Resumo

O campo da Educação Ambiental surgiu por volta do séc. XX, e vem sendo muito necessária, devido aos impactos ambientais que a natureza e os seres vivos enfrentam. E é nos contextos formais e não formais, que cada vez mais a Educação Ambiental amplia sua área de alcance. O presente trabalho tem por objetivo relatar uma experiência vivida por meio de um estágio em um espaço não formal de educação, o Parque das Aves – Foz do Iguaçu/PR – Brasil, onde essa prática é muito valorizada. A instituição tem enfoque na conservação de espécies de aves ameaçadas de extinção da Mata atlântica, e na formação do pensamento crítico de seus visitantes.  Foram feitas reflexões sobre o papel da Educação Ambiental nesses espaços e relatadas várias contribuições para a formação de educadores ambientais mais engajados, além de esses espaços sensibilizarem os visitantes e estimularem mudanças de atitudes em relação às questões ambientais.

Biografia do Autor

  • Kerlen Alana Santa Ana Santos, Universidade Estadual de Ponta Grossa

    Discente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

  • Rodrigo de Cássio da Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa

    Professor do Departamento de Biologia Estrutural, Molecular e Genética.

Referências

CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O MEIO AMBIENTE HUMANO. De Estocolmo, à Rio-92: agenda ambiental para os países e elaboração de documentos por Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Em discussão, Brasília, 11 de jun. de 2012. Disponível em: <http://www.senado.gov.br/noticias/Jornal/emdiscussao/rio20/a-rio20/conferencia-das-nacoes-unidas-para-o-meio-ambiente-humano-estocolmo-rio-92-agenda-ambiental-paises-elaboracao-documentos-comissao-mundial-sobre-meio-ambiente-e-desenvolvimento.aspx>. Acesso em: 25 de mar. de 2019.

GUIMARAES, M.; VASCONCELLOS, M.M.N. Relações entre educação ambiental e educação em ciências na complementaridade dos espaços formais e não formais de educação. Educ. rev., Curitiba , n. 27, p. 147-162, June 2006.

KISIEL, J. Understanding elementary teacher motivations for science fieldtrips. Science Education, v.89, n.6, 2005, p.936-955.

MORADILLO, E.F.; OKI, M.C.M. Educação ambiental na universidade: construindo possibilidades. Quím. Nova, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 332-336, apr. 2004.

OLIVEIRA, M.L. Sobre estudos de caso e relatos de experiências. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, vol. 13, no. 4, 2012.

PARQUE DAS AVES. Descubra um pouco mais sobre a história do Parque das Aves. 2019. Disponível em: <https://www.parquedasaves.com.br/sobre-o-parque-das-aves/historia/?lang=pt>. Acesso em: 27 de jun. 2019.

PARQUE DAS AVES. Educação para conservação. 2019. Disponível em: <https://www.parquedasaves.com.br/nosso-trabalho/educacao-ambiental/>. Acesso em: 08 de set. 2019.

PARQUE DAS AVES Os números de um lugar tão impressionante não poderiam ficar atrás. 2019. Disponível em: <https://www.parquedasaves.com.br/sobre-o-parque-das-aves/numeros/>. Acesso em: 27 de jun. 2019.

PARQUE DAS AVES Trabalhe conosco. 2019. Disponível em: <https://www.parquedasaves.com.br/sobre-o-parque-das-aves/trabalhe-conosco/>. Acesso em: 27 de jun. 2019.

PLATÃO. Diálogos: Sofista, Político, Filebo, Timeu, Crítias. Portugal: Publicações Europa-América, 1969.

SARAIVA, R.V. O zoológico como um espaço de ciência para a sensibilização de estudantes sobre a temática biodiversidade brasileira. 2017. 89f. Dissertação de mestrado - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.

SILVA, M.S.; CAMPOS, C.R.P. Atividades investigativas na formação de professores de ciências: uma aula de campo na Formação Barreiras de Marataízes, ES. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru , v. 23, n. 3, p. 775-793, jul. 2017.

SOUZA, V.A. Oficinas pedagógicas como estratégia de ensino: uma visão dos futuros professores de ciências naturais. 2016. 35f. Trabalho de conclusão de curso – Universidade de Brasília. Planaltina, 2016.

TAL, R.; BAMBERGER, Y.; MORAG; O. Guided school visits to natural history museums in Israel: Teachers’ roles. Science Education, v.89, n.6, p.920-935.

Downloads

Publicado

08-03-2021

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

Educação Ambiental em espaços não formais: relato de experiência no Parque das Aves (Foz do Iguaçu, PR, Brasil). (2021). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 16(2), 153-162. https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.10566