Avaliação do uso do Museu de Ciências Univates como espaço não formal de ensino por professores de escolas públicas e particulares

Autores

  • Angelica Sulzbach Universidade do Vale do Taquari Univates
  • Liana Johann Universidade do Vale do Taquari Univates

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.10446

Palavras-chave:

Educação; Espaços de Ensino; Museu; Relação museu-professor.

Resumo

Os museus de ciências são espaços não formais de ensino que possuem sua conexão com a sociedade estabelecida a partir de uma inquietação com a educação e com a disseminação científica. O presente trabalho tem por objetivo compreender as principais motivações e dificuldades apresentadas por professores da rede básica na utilização dos serviços prestados pelo Museu de Ciências Univates através de um questionário estruturado com perguntas específicas. Por meio das respostas apresentadas, verificou-se dificuldades de deslocamento, complexidade em conciliar as saídas da escola com o currículo escolar, além de motivações como o complemento educativo, a ampliação do conhecimento científico e a vivência prática com a teoria.

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Biografia do Autor

Angelica Sulzbach, Universidade do Vale do Taquari Univates

Graduada no Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade do Vale do Taquari Univates. Atuou como Bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (PIBIC/CNPq) no Setor de Paleontologia e Evolução de Biomas, e como Bolsista de Iniciação à Docência (PIBID), ambos pela Universidade do Vale do Taquari Univates. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS) da Universidade do Vale do Taquari Univates. Desenvolve sua pesquisa no Laboratório de Acarologia com ácaros associados a galinhas poedeiras no Sul do Brasil.

Liana Johann, Universidade do Vale do Taquari Univates

Atualmente é professora e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Sistema Ambientais Sustentáveis na Universidade do Vale do Taquari - Univates. Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES (2005), mestrado em Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES (2008) e doutorado em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014). Participou do 62th Acarology Summer Program (2013) da Ohio State University, EUA, nos cursos: "Introductory of Acarology" e "Agricultural of Acarology". Tem como principal linha de pesquisa a biologia, comportamento e controle biológico de ácaros na cultura da videira (Vitis vinifera), no Estado do Rio Grande do Sul. Seus estudos buscam compreender as relações que se estabelecem entre os organismos presentes nesse agroecossistema.

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Publicado

03-02-2021

Como Citar

Sulzbach, A., & Johann, L. (2021). Avaliação do uso do Museu de Ciências Univates como espaço não formal de ensino por professores de escolas públicas e particulares. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 16(1), 09–22. https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.10446

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2020-03-18
Aceito: 2020-09-03
Publicado: 2021-02-03