Environmental Education and its consequences today in Brazil: a systematic review

Authors

  • Jozeli Gonçalves Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
  • Tiago de Oliveira Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
  • Maraisa Gonçalves Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.13162

Keywords:

Environmental education, Multidisciplinary, Basic school

Abstract

This work aimed to carry out a systematic review of the literature that would inform about the practices of Environmental Education in the school environment that have been reported by the scientific community. In the analytical sections, 35 studies were analyzed in order to assess whether they are in accordance with the educational laws that deal with the subject in Brazil. It was observed that although there are many projects, they do not involve all the curricular components of teaching, a situation that can be understood as multidisciplinarity within the basic school. In addition, to analyze the involvement of the school community in interactionist learning, that is, learning by doing together in accordance with the sustainable development goals according to the 2030 agenda.

Author Biographies

  • Jozeli Gonçalves, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

    Possui graduação em Tecnologia em Informática pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (2010), graduada em Pedagogia na Universidade Virtual de São Paulo/ Universidade Júlio Mesquita Filho (2013) e pós graduada, lato sensu em gestão pública pela Universidade Federal de São Paulo (2020). Exerci a função de coordenadora pedagógica na Estância Turística de Guaratinguetá de 2013 a 2015 e desde 2017 atuo como diretora escolar nesta mesma cidade. No ano de 2018 participou da Câmara técnica para formulação do plano gestor municipal da Estância Turística de Guaratinguetá, bem como fez parte do Conselho Municipal de Educação, atuando como suplente de vice presidência.

  • Tiago de Oliveira, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

    Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (2008). Atualmente é professor associado nível I da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Computação, com ênfase em Síntese de Sistemas Digitais em FPGAs, e na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional.

  • Maraisa Gonçalves, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

    Possui doutorado pela Universidade Federal de Lavras na área ambiental, onde trabalhou no desenvolvimento de materiais a partir de resíduos da agroindústria para oxidação de contaminantes da indústrias cafeeira e textil. Trabalhou como pesquisadora no projeto Advance First Respiratory Protection (FRESP) no desenvolvimento de materiais adsorventes para máscaras protetoras. Atua na área de desenvolvimento de Materiais e Química Ambiental, principalmente nos seguintes temas: compostos de óxido de ferro, carvão ativado, fotocatalisadores, catálise, adsorção de contaminantes. Atualmente trabalha como professor adjunto na Universidade Federal de São Paulo e também em projetos de pesquisa de desenvolvido de materiais carbonáceos a partir de resíduo de biodiesel para aplicação como adsorventes ou catalisadores ácidos.

References

ALMEIDA, L. Entre concepções e práticas de educação integral e Educação Ambiental: ausências, contradições e possibilidades. 2017. 117 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Saúde e da vida, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS, 2017. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/handle/10183/159517>. Acesso em: 24 nov. 2020.

ALVES, S. Educação Ambiental e interdisciplinaridade: da explicitação de conceitos nos pcns e dcnem à prática pedagógica no ensino médio. 2014. 216 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Programa de Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, CE, 2014. Disponível em: < http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13229>. Acesso em: 01 dez. 2020.

BRASIL. Diretrizes curriculares para a educação infantil. Brasília, DF: MEC/SEB; 2010. 40 p. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf>. Acesso em: 02 mai. 2021.

BRASIL. Transformando nosso mundo: a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. In Brasilia,DF; 2016. 42 p. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbeped/a/ywJYdTy7z7ZZzmDrKXXZn7H/?lang=pt.>. Acesso em: 01 dez. 2020.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais (PCNs): terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Introdução aos parâmetros curriculares nacionais/ Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1998.174 p. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf>. Acesso em:10 de jan.2021.

CAVALCANTI, L. O papel do pedagogo frente à aprendizagem e o processo de avaliação. Revista Brasil Escola. 2017; p.1–16. Disponível em: <https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/o-papel-pedagogo-frente-a-aprendizagem-processo-avaliacao.htm#indice_15>. Acesso em:12 jan 2021.

DIAS, S.; SILVEIRA, E. Educação Ambiental e a construção de percursos didáticos dialógicos no ensino médio. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v.15, n.7, 2020, p. 46–58.

FILHO, F. Educação Ambiental: mediações sociais e política e a indolência do Poder Público à sua inclusão no ensino formal. 2010. 328 p. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, RN, 2010. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14256> Acesso em: 17 abr. 2021.

FREESE, F. Projeto meio ambiente: a criação de um blog com uma turma de segundo ano do ensino fundamental. Trabalho de Conclusão Curso de Especialização em Informática Instrumental. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); 2019. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10183/198052>. Acesso em: 23 jan 202.

KITCHENHAM, B.; CHARTERS, S. Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineeering. EBSE Technical Report, v.18. 2007. 65 p.

LABURÚ, C.; CARVALHO, M.; BATISTA, I. Controvérsias Construtivistas. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Santa Catarina, v.18, n.2, p.152-181, ago. 2001.

MARTINS, L.; GORSCHEK, T. Requirements engineering for safety-critical systems: A systematic literature review. Information and software technology, v. 75, p. 71-89, jul. 2016.

MIRANDA, D. et al. Educação Ambiental a partir da Agenda 2030: experiências da conscientização e do uso racional da água na educação municipal de Varginha (MG). Revista Brasileira de Educação Ambiental, v, 16, n.2, 2021, p.174–190.

PADOVANI, M. Solos, lugar e paisagem: percepções e construção do conhecimento com estudantes da educação básica no campo. 2015. 84 p. Dissertação (Magister Scientiae) – Programa de Pós-graduação em Solos e nutrição de plantas, Universidade Federal de Viçosa, MG, 2015. Disponível em: <https://www.locus.ufv.br/bitstream/123456789/10357/1/texto%20completo.pdf>. Acesso em:12 mai. 2021.

PARENTE, J. Aulas práticas sobre Educação Ambiental ministradas em uma escola de ensino fundamental da região metropolitana de Fortaleza–CE. 2012. 88 p. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Programa de Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, CE, 2012. Disponível em: < http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2548>. Acesso em: 13 mai. 2021.

PAULA, K. et al. Adquirindo competências em Educação Ambiental: pedagogia de projetos aplicada aos professores da rede Estadual de Educação do Estado de Goiás Subsecretaria Regional de Catalão (GO). 2011. 134 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-graduação em Geografia, Universidade Federal de Goiás, GO, 2011. Disponível em: <https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/373>. Acesso em: 01 jun. 2021.

PELEGRINI, D.; VLACH, V. As múltiplas dimensões da Educação Ambiental: por uma ampliação da abordagem. Revista Sociedade & Natureza, Minas Gerais, v. 23, n. 2, p. 187-196, mai./ago. 2011.

RAMOS, A. et al. Percepção ambiental de educadores do campo e suas influências no processo educacional no município de Humaitá-AM. 2019. 137 p. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) – Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais, Universidade Federal do Amazonas, AM, 2019. Disponível em: <https://tede.ufam.edu.br/bitstream/tede/7188/5/Disserta%C3%A7%C3%A3o_AlbaniceRamos_PPGCA.pdf> Acesso em: 24 jun. 2021

ROCHA, H; LEMOS, W. Metodologias ativas : do que estamos falando? Base conceitual e relato de pesquisa em Andamento. Anais do IX Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Comunicação [Internet]. 2014. 12 p. Disponível em: <https://www.aedb.br/wp-content/uploads/2015/05/41321569.pdf>. Acesso em: 04 ago. 2021

RODRIGUES, D; SAHEB, D. A Educação Ambiental na educação infantil: a partir dos saberes de Morin. Rev Bras Estud Pedagógicos [Internet]. v,99, n.253, 2018, p. 573–88.

SANTOS, T.; POZZEBON, E.; FRIGO, L. Conscientização infantil sobre coleta e reciclagem de lixo com o auxílio da robótica. Rev Eletrônica em Gestão, Educ e Tecnol Ambient, v.18, n.3, 2014, p. 1001–7.

SILVA, M. Educação Ambiental para as séries iniciais. 2011. 28 p. Monografia (Licenciatura em Biologia a distância) - Programa de graduação em Biologia, Consórcio, Setentrional de Educação a Distância, Universidade Estadual de Goiás no curso de Licenciatura em Biologia a distância, 2011. Disponível em: <https://bdm.unb.br/bitstream/10483/1910/1/2011_MariPereiradaSilva.pdf>; Acesso em: 10 jun. 2021.

SILVA, R.; FIRME, L. Educação Ambiental: um estudo de caso a partir da compreensão dos professores do ensino fundamental II. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v.15, n.7, 2020, p. 86–105.

SCHÚ, A. et al. Educação e Ecologia Profunda: reflexões sobre os potenciais pedagógicos da horta escolar. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v.16, n3, 2021, p. 79–100.

STEDILE, N.; CAMARDELO, A.; CIOATO, F. Educação Ambiental no ensino formal para o correto manejo de resíduos. Revista Brasileira De Educação Ambiental, v.16, n.1, 2021, p. 96–113.

VERDERIO, L.; ÁLISSON, P. O desenvolvimento da Educação Ambiental na Educação Infantil: importância e possibilidades. Revista Brasileira De Educação Ambiental, v.16, n.1, 2021, p.130–147.

Published

2022-08-01

Issue

Section

Artigos

How to Cite

GONÇALVES, Jozeli; DE OLIVEIRA, Tiago; GONÇALVES, Maraisa. Environmental Education and its consequences today in Brazil: a systematic review. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 17, n. 4, p. 247–260, 2022. DOI: 10.34024/revbea.2022.v17.13162. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/13162. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2021-12-27
Accepted 2022-06-03
Published 2022-08-01