Educação Ambiental e seus desdobramentos hoje no Brasil: uma revisão sistemática

Autores

  • Jozeli Gonçalves Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
  • Tiago de Oliveira Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
  • Maraisa Gonçalves Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.13162

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Multidiciplinaridade, Escola básica

Resumo

Este trabalho teve como objetivo realizar uma revisão sistemática de literatura que informasse sobre as práticas de Educação Ambiental no ambiente escolar que vem sendo reportadas pela comunidade científica. Nas seções analíticas analisou-se 35 estudos, a fim de avaliar se estão de acordo com as leis educacionais que versam sobre o tema no Brasil. Observou-se que embora existam muitos projetos, eles não envolvem todos os componentes curriculares de ensino, situação que pode ser compreendida como multidisciplinaridade dentro da escola básica. Além disso, analisar o envolvimento da comunidade escolar numa aprendizagem interacionista, ou seja, aprender fazendo junto em conformidade os objetivos de desenvolvimento sustentável segundo a agenda 2030.

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Biografia do Autor

Jozeli Gonçalves, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Possui graduação em Tecnologia em Informática pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (2010), graduada em Pedagogia na Universidade Virtual de São Paulo/ Universidade Júlio Mesquita Filho (2013) e pós graduada, lato sensu em gestão pública pela Universidade Federal de São Paulo (2020). Exerci a função de coordenadora pedagógica na Estância Turística de Guaratinguetá de 2013 a 2015 e desde 2017 atuo como diretora escolar nesta mesma cidade. No ano de 2018 participou da Câmara técnica para formulação do plano gestor municipal da Estância Turística de Guaratinguetá, bem como fez parte do Conselho Municipal de Educação, atuando como suplente de vice presidência.

Tiago de Oliveira, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (2008). Atualmente é professor associado nível I da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Computação, com ênfase em Síntese de Sistemas Digitais em FPGAs, e na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional.

Maraisa Gonçalves, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Possui doutorado pela Universidade Federal de Lavras na área ambiental, onde trabalhou no desenvolvimento de materiais a partir de resíduos da agroindústria para oxidação de contaminantes da indústrias cafeeira e textil. Trabalhou como pesquisadora no projeto Advance First Respiratory Protection (FRESP) no desenvolvimento de materiais adsorventes para máscaras protetoras. Atua na área de desenvolvimento de Materiais e Química Ambiental, principalmente nos seguintes temas: compostos de óxido de ferro, carvão ativado, fotocatalisadores, catálise, adsorção de contaminantes. Atualmente trabalha como professor adjunto na Universidade Federal de São Paulo e também em projetos de pesquisa de desenvolvido de materiais carbonáceos a partir de resíduo de biodiesel para aplicação como adsorventes ou catalisadores ácidos.

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Publicado

01-08-2022

Como Citar

Gonçalves, J., de Oliveira, T., & Gonçalves, M. (2022). Educação Ambiental e seus desdobramentos hoje no Brasil: uma revisão sistemática. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(4), 247–260. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.13162

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2021-12-27
Aceito: 2022-06-03
Publicado: 2022-08-01