Aplicação de um método de pesquisa-ação em uma microbacia urbana como instrumento de Educação Ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2406

Palavras-chave:

Diagnóstico Socioambiental. Método VERAH, Poluição da Água.

Resumo

Este trabalho, desenvolvido em uma escola pública, aplicou o método de pesquisa-ação VERAH para a realização de um diagnóstico socioambiental participativo de uma microbacia onde está localizada a escola. Este foi realizado em duas etapas, com alunos e professores do ensino médio: i) planejamento; ii) execução, com vivências de campo e laboratório, integração, apresentação dos resultados e propostas. O método foi satisfatório no alcance dos objetivos da Educação Ambiental como tema transversal e proporcionou uma percepção crítica nos alunos, através do conhecimento multidimensional e interdisciplinar da realidade socioambiental na qual estão inseridos, possibilitando a proposição de ações para melhoria das condições urbanas precárias e de degradação ambiental observadas.

Biografia do Autor

  • Daniela Maimoni de Figueiredo, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, Cuiabá, MT
    Graduada em Ciências Biológicas pela UFMT (1991), especialista em Biologia de Ambiente Inundáveis pela UFMT (1995), mestre em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela UFMT (1997) e doutora em Ecologia e Recursos Naturais/Limnologia pela UFSCar (2007). Sócia-fundadora da empresa Aquanálise, onde atuou como responsável técnica desde 2000 a 2014. Orientou 13 monografias de especialização e graduação, possui 18 trabalhos publicados em periódicos/anais e cap. de livros, organizou 02 livros. Desde julho/2012 atua como profa. colaboradora do mestrado em Recursos Hídricos-UFMT, orientando e co-orientando alunos (12) e ministrando disciplinas (Limnologia, Análises de água e Gestão dos Rec. Hídricos), sendo bolsista PNPD-Capes deste programa desde agosto de 2015.
  • Selma de Souza Nunes, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, Cuiabá, MT
    Bióloga, professora.
  • Janielly Carvalho Camargo, SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE, Cuiabá, MT
    Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso em 2006. Mestre e Doutora em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual de Maringá-Nupélia. Desenvolve pesquisas na área de ecologia e taxonomia de microrganismos aquáticos, especialmente de algas e protozoários planctônicos, em riachos e em planícies de inundação. Atualmente trabalha Coordenadoria de Monitoramento Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente de Mato Grosso, onde participa do planejamento e execução de atividades de monitoramento da qualidade da água e do ar.

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Publicado

26-03-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FIGUEIREDO, Daniela Maimoni de; NUNES, Selma de Souza; CAMARGO, Janielly Carvalho. Aplicação de um método de pesquisa-ação em uma microbacia urbana como instrumento de Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 13, n. 1, p. 22–42, 2018. DOI: 10.34024/revbea.2018.v13.2406. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2406. Acesso em: 7 dez. 2025.
Recebido 2017-03-30
Aprovado 2018-01-08
Publicado 2018-03-26