Aplicação de um método de pesquisa-ação em uma microbacia urbana como instrumento de Educação Ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2406

Palavras-chave:

Diagnóstico Socioambiental. Método VERAH, Poluição da Água.

Resumo

Este trabalho, desenvolvido em uma escola pública, aplicou o método de pesquisa-ação VERAH para a realização de um diagnóstico socioambiental participativo de uma microbacia onde está localizada a escola. Este foi realizado em duas etapas, com alunos e professores do ensino médio: i) planejamento; ii) execução, com vivências de campo e laboratório, integração, apresentação dos resultados e propostas. O método foi satisfatório no alcance dos objetivos da Educação Ambiental como tema transversal e proporcionou uma percepção crítica nos alunos, através do conhecimento multidimensional e interdisciplinar da realidade socioambiental na qual estão inseridos, possibilitando a proposição de ações para melhoria das condições urbanas precárias e de degradação ambiental observadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Maimoni de Figueiredo, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, Cuiabá, MT

Graduada em Ciências Biológicas pela UFMT (1991), especialista em Biologia de Ambiente Inundáveis pela UFMT (1995), mestre em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela UFMT (1997) e doutora em Ecologia e Recursos Naturais/Limnologia pela UFSCar (2007). Sócia-fundadora da empresa Aquanálise, onde atuou como responsável técnica desde 2000 a 2014. Orientou 13 monografias de especialização e graduação, possui 18 trabalhos publicados em periódicos/anais e cap. de livros, organizou 02 livros. Desde julho/2012 atua como profa. colaboradora do mestrado em Recursos Hídricos-UFMT, orientando e co-orientando alunos (12) e ministrando disciplinas (Limnologia, Análises de água e Gestão dos Rec. Hídricos), sendo bolsista PNPD-Capes deste programa desde agosto de 2015.

Selma de Souza Nunes, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, Cuiabá, MT

Bióloga, professora.

Janielly Carvalho Camargo, SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE, Cuiabá, MT

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso em 2006. Mestre e Doutora em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual de Maringá-Nupélia. Desenvolve pesquisas na área de ecologia e taxonomia de microrganismos aquáticos, especialmente de algas e protozoários planctônicos, em riachos e em planícies de inundação. Atualmente trabalha Coordenadoria de Monitoramento Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente de Mato Grosso, onde participa do planejamento e execução de atividades de monitoramento da qualidade da água e do ar.

Downloads

Publicado

26-03-2018

Como Citar

Figueiredo, D. M. de, Nunes, S. de S., & Camargo, J. C. (2018). Aplicação de um método de pesquisa-ação em uma microbacia urbana como instrumento de Educação Ambiental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 13(1), 22–42. https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2406

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2017-03-30
Aceito: 2018-01-08
Publicado: 2018-03-26

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)