Saber ambiental, complexidade e Educação Ambiental

Autores

  • José Cláudio Ramos Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, Santa Rosa do Sul, SC
  • Rosemy da Silva Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina, SC

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2363

Palavras-chave:

Saber Ambiental, Complexidade, Educação Ambiental.

Resumo

O presente artigo se configura como um ensaio teórico e se propõe a dialogar sobre os temas saber ambiental, complexidade e Educação Ambiental buscando contribuir com educadores ambientais na criação de enfoques integradores de conhecimentos teóricos e práticos que sejam capazes de compreender as causas e as dinâmicas dos processos socioambientais igualmente complexos. Para que as práticas pedagógicas de Educação Ambiental sejam desenvolvidas em conformidade com o que preconizam os seus pressupostos é imprescindível que o educador ambiental se aproprie dos fundamentos teórico-epistemológicos que envolvem o saber ambiental e sua complexidade.

Biografia do Autor

  • José Cláudio Ramos Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, Santa Rosa do Sul, SC
    Doutorando do Programa de Pós Graduação em Geografia – UFSC. Professor titular do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense Campus Santa Rosa do Sul.
  • Rosemy da Silva Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina, SC
    Doutora em Gestão Ambiental – UFSC e Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSC.

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Publicado

30-12-2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

RODRIGUES, José Cláudio Ramos; NASCIMENTO, Rosemy da Silva. Saber ambiental, complexidade e Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 11, n. 5, p. 152–165, 2016. DOI: 10.34024/revbea.2016.v11.2363. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2363. Acesso em: 17 dez. 2025.
Recebido 2016-12-13
Aprovado 2016-12-19
Publicado 2016-12-30