Educação Ambiental e recursos hídricos: legislação pátria para a sua sustentabilidade

Autores

  • Marcela Furtado Calixto Universidade Federal de Alfenas
  • Marcos Gimenez Centro Universitário "Barão de Mauá"
  • Adriana Maria Imperador Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.20215

Palavras-chave:

Educação Ambiental;, Recursos Hídricos;, Políticas Públicas

Resumo

O presente artigo aborda, por meio de pesquisa documental, uma análise das normas brasileiras que envolvem a Educação Ambiental (EA) em recursos hídricos, no âmbito federal, estadual, regional e do município de Poços de Caldas. A pesquisa foi realizada nos sites oficiais do poder legislativo federal, estadual e municipal, além de incluir o âmbito regional de uma bacia hidrográfica, a fim de obter um mapeamento das regulamentações que permeiam a perspectiva da EA dentro da gestão dos recursos hídricos. Em todas as esferas foi possível observar que as legislações apontam para uma condução, direta ou indireta, da construção de ações e projetos em EA na gestão dos recursos hídricos, mas ainda demandam um aprimoramento de ações mais direcionadas e especializadas, que encaminhem a uma efetiva implementação de práticas eficientes e sustentáveis.  

Biografia do Autor

  • Marcela Furtado Calixto, Universidade Federal de Alfenas

    Doutora em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais.

  • Adriana Maria Imperador, Universidade Federal de Alfenas

    Docente no Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais.

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01-08-2025

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Como Citar

CALIXTO, Marcela Furtado; GIMENEZ, Marcos; IMPERADOR, Adriana Maria. Educação Ambiental e recursos hídricos: legislação pátria para a sua sustentabilidade. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 5, p. 287–305, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.20215. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/20215. Acesso em: 7 dez. 2025.