Educação Ambiental inclusiva: análise do discurso coletivo de saberes e fazeres docentes de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Debora Maria Nascimento Silva Universidade CEUMA
  • Anna Regina Lanner de Moura Universidade Ceuma https://orcid.org/0000-0003-3595-2151
  • Maria Raimunda Chagas Silva Universidade CEUMA
  • Alexsandro Ferreira dos Santos Universidade CEUMA
  • Darlan Ferreira da Silva Universidade CEUMA
  • Rita de Cássia Mendonça de Miranda Universidade CEUMA

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.15289

Palavras-chave:

Inclusão; Discursos Coletivos; Saberes e Fazeres.

Resumo

É urgente propor uma Educação Ambiental Inclusiva no contexto brasileiro, especialmente nas instituições de Educação Especial. Este trabalho analisou os discursos coletivos de saberes e fazeres ambientais de professoras de classes inclusivas de uma escola de administração privada do Município de São Luís (MA). Os discursos coletivos relativos aos saberes ambientais apresentam coerência às perspectivas da legislação brasileira e à bibliografia revisada, por outro lado, os discursos das práticas docentes acusam uma demanda reiterada de formação em Educação Ambiental Inclusiva. Com base nessa demanda, foi elaborada uma cartilha como material de apoio didático aos professores de classes inclusivas do Ensino Fundamental.  

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Referências

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Publicado

18-08-2023

Como Citar

Silva, D. M. N., Moura, A. R. L. de, Silva, M. R. C., Santos, A. F. dos, Silva, D. F. da, & Miranda, R. de C. M. de. (2023). Educação Ambiental inclusiva: análise do discurso coletivo de saberes e fazeres docentes de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(5), 455–471. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.15289

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