Estudo da qualidade da água nos parâmetros físico-químicas, na comunidade ribeirinha do povoado Curral da Igreja, Arari (MA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.15260

Palavras-chave:

Qualidade da água; Comunidade Ribeirinhos, Educação Ambiental, Curral da Igreja

Resumo

O baixo curso do rio Mearim é uma região de grande importância ambiental, pois faz parte do golfo do Maranhão no entanto, a erosão dos meandros da região representa uma preocupação para as cidades e comunidades ribeirinhas.Com o objetivo de avaliar a percepção ambiental da qualidade da água na comunidade ribeirinha do povoado Curral da Igreja, em Arari, Maranhão, foram coletadas amostras de água do rio, poços e cisternas, e analisadas no laboratório de ciências do ambiente (LACAM) da Universidade Ceuma. Foram avaliados parâmetros físico-químicas como turbidez, condutividade, potencial hidrogeniônico, salinidade, nitrito, nitrato, fosfato e sólidos totais dissolvidos, seguindo o método padrão foram determinados de acordo com Standard Methods e a percepção ambiental, através de registros fotográficos e palestras na comunidade. Os resultados das análises mostraram variações no pH das águas do rio 6,59, poço 7,75 e cisterna 7,10, bem como em outros parâmetros importantes para este estudo. Os resultados possam contribuir para a prevenção de eventos que possam afetar a vida dos ribeirinhos, como enchentes ou estiagens prolongadas. Diante desse cenário, acredita-se que a educação ambiental deva ser encarada como um processo contínuo, no qual os indivíduos devem rever seus conceitos e valores e interagir com a comunidade para discutir e propor soluções para os problemas ambientais que ameaçam o equilíbrio do planeta e todos os seres vivos que nele habitam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Freato, Universidade CEUMA

possui graduação em licenciatura plena em história pelo Centro Universitário Central Paulista (2006), graduação em 2ª licenciatura em pedagogia pelo Centro Universitário FIEO (2021) e graduação em Gastronomia pela Universidade Ceuma (2020). Tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente no seguinte tema: gomes neto orientador.

Neuriane Silva Lima, Universidade CEUMA

Atualmente Engenheira Ambiental pela Universidade Ceuma e Técnica em Meio Ambiente pela Escola Técnica Imperador. .Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em analises de solo, analises de água, conservação de ecossistemas e compostagem. Foi Estagiária no Laboratório de Ciências do Ambiente - LACAM, laboratório do Mestrado em Meio Ambiente. em sua graduação foi Diretora Científica da Liga Acadêmica de Meio ambiente - LACMA, da Universidade Ceuma e Diretora Financeira da Empresa Junior GeoTen.

Alexsandro Ferreira dos Santos, Universidade CEUMA

Nutricionista, Pós Doutor em Meio Ambiente pela Universidade CEUMA, Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Mestre em Saúde do Adulto e da Criança pela mesma universidade, Especialista em Nutrição Clínica com ênfase em Terapia Nutricional pelo instituto GANEP (SP), Professor Adjunto Nível I do Curso de Nutrição da Faculdade Santa Terezinha - CEST, atuou como supervisor de estágio em Nutrição Clínica no Hospital do Câncer Aldenora Bello (2012 a 2016). É também docente do Curso de Nutrição da Universidade CEUMA. Membro do Grupo de Pesquisa em Alimentação e Nutrição - Universidade CEUMA/CNPq. Tem experiência nos temas: Consumo Alimentar, Nutrição em Oncologia, Síndrome Metabólica, Pacientes Críticos, Obesidade e Dietoterapia na Hipertensão Arterial. 

Eduardo Henrique Costa Rodrigues, Universidade CEUMA

Possui graduação em Oceanografia (2012) e mestrado em Sustentabilidade de Ecossistemas pela Universidade Federal do Maranhão (2014) e doutorado em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2019). Atualmente é professor da Universidade Ceuma e pesquisador no Laboratório de Limnologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo - USP. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão ambiental e de bacias, poluição e qualidade da água, eutrofização, fitoplâncton e bioindicadores

Darlan Ferreira da Silva , Universidade CEUMA

Doutor em Química Analítica pela Universidade de São Paulo - IQSC/USP (2016). Mestre em Química Analítica pela Universidade Federal do Maranhão ­ UFMA (2010). Graduado em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual do Maranhão­ - UEMA (2008). Durante o mestrado desenvolveu pesquisa na área de Química Analítica, estudando a contaminação por inseticidas organofosforados em grãos de arroz por meio de técnicas cromatográficas (HS­-SPME­-GC/MS) na Universidade Federal do Maranhão e eletroanalíticas empregando biossensores amperométricos na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (IQ/UNESP). Durante o doutorado adquiriu experiência na área química analítica ambiental, atuando nos seguintes temas: contaminação de solos, poluentes orgânicos persistentes (POPs, PCBs), métodos de extração em fase sólida (SPE, SPME), extração assistida por micro-ondas (MAE), cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC), cromatografia gasosa (GC/­MS), bioerbicidas, otimização de métodos (RSM). Tem experiência no Sistema de Gestão de Laboratório (NBR ISO/IEC 17025 e Boas Práticas de Laboratório) e no Sistema de Gestão Ambiental (NBR ISO 14001). Atualmente, trabalha com análise de fitoativos em resíduos orgânicos; bioadsorvente; análise de parâmetros físico-químicos de água, solo e sedimento; Processos Oxidativos Avançados (POA) utilizando análise estatística multivariada. 

Maria Raimunda Chagas Silva, Universidade CEUMA

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Maranhão (1999), Formação pedagógica, Licenciatura em Química pela Instituto de Ensino Superior Franciscano ( 2017), Especialização Educação Ambiental e Recursos Hídrico pela EESC-CRHEA/USP ( (2001) mestrado em Química (Química Analítica) pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Química Analítica pelo Instituto de Química de São Carlos (2006).Works Mission- Pós- Doutorado: Projeto Desenvolvido no Departamento de Solo Qualitativo, Wageningen University Holanda (2010).Desenvolve de Projeto de Pesquisa e atualmente consultora ADHOC na FAPEMA e CNPQ e Avaliadora da revista CERES e Revista Ciências Exatas e Naturais e RENEFARA. Atualmente é Professora e Pesquisadora ( Mestrado Meio Ambiente da Universidade Ceuma ) e os Cursos de Engenharia Ambiental e Cívil Produção, Farmácia, Nutrição,Biomedicina. Medicina (linha de pesquisa: gestão ambiental e Politica e Saúde e Meio Ambiente) . Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise de Metais - Traços e Química Ambiental e identificação microbiológicas e parasitas em areia e água na zona costeiras, atuando principalmente nos seguintes temas: Água potável, águas subterrâneas, microbiologia do solo e água , efluente , alimentos, bromatologia, resíduos sólidos e sedimentos, herbicidas , solo, educação ambiental e bacias hidrográficas.

Anna Regina Lanner de Moura, Universidade CEUMA

Possui Licenciatura em Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos-UNISINOS (1974); Mestrado em Educação ? Área de Concentração: Educação Matemática, pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (1983); Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (1995); Livre Docência pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (2015). Professora aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Tem vínculo institucional atual na Universidade CEUMA-UNICEUMA de São Luís do Maranhão. É membro do grupo de pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática desta mesma Universidade. Foi membro fundador e é membro integrante do Grupo Interinstitucional de pesquisa PHALA da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP que pesquisa e orienta na temática Educação, Linguagem e Práticas Culturais, incluindo as práticas escolares. Participa, também, na qualidade de professora colaboradora e orientadora, do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática-PPGECEM, na linha de pesquisa, Formação de professores para a educação em Ciências e Matemática-REAMEC do Instituto de Educação da Universidade Federal do Mato Grosso-UFMT. 

Referências

AMERICAN PUBLIC HEALTH ASSOCIATION (APHA). Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater, 20 ed., Washington, DC: APHA, 2012.

ANJINHO, P. S. et al. Análise da qualidade das águas e do estado trófico de cursos hídricos afluentes ao reservatório do Lobo, Itirapina, São Paulo, Brasil. Revista Brasileira de Geografia Física, v. 13, n.1, p.364-376, 2020.

BRAGA, F.H.R; SILVA, M.R.C. Manual da Educação Ambiental: ajudando o Muninzinho e Iguará. São Luís: Universidade CEUMA, 2021. 9 f.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 888, de 04 de maio de 2021. Dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 07 maio. 2021.

CODEVASF, 2019, Disponível em: <http://www.codevasf.gov.br/principal/publicacoes/publicacoes-atuais>. Acesso em: 12 fev. 2023.

CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - CONAMA. Resolução n º357, de 17 de março de 2005. Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providencias. Disponível em: <http://www2.mma.gov.br/port/conama>. Acesso em: 12 fev. 2023.

IBGE. Histórico de cidades, Disponível em:<http://www.cidades.ibge.gov.br>: acesso em 21 de agosto de 2021.

MUNIZ, J. N.; DUARTE, K. G.; BRAGA, F. H. R.; LIMA, N. S.; SILVA, D. F.; FIRMO, W. C; SILVA, M. R. C. Limnological Quality: Seasonality Assessment and Potential for Contamination of the Pindaré River Watershed, Pre-Amazon Region, Brazil. Water, v.12, n3, p.851, 2020.

OLIVEIRA, A. S.; SILVA, A. M.; MELLO, C.R. Water dynamics in springs recharge areas in two environments in the alto Rio Grande Region, Minas Gerais. Eng Sanit Ambient, v.25 n.1, 2020, p.59-67.

RIBEIRO, A. C. Meio ambiente e educação: percepção ambiental de jovens alunos acerca da água (IFMT). 2017. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.

RODRIGUES, F.C.C.; PALHETA, R.T.M. Educação Ambiental e Interdisciplinaridade: a importância da água na vida dos ribeirinhos da ilha das onças (furo conceição), Barcarena, Pará, Brasil, 2019.

SANTOS, A. L; SILVA, E; ALMEIDA, E. P. O. A percepção ambiental da população ribeirinha dos setores Jaó e Negrão de Lima, Goiânia (GO) Braz. Ap. Sci. Rev.,Curitiba, v. 4, n. 1, p. 202-217 jan./fev. 2020.

SCHEELBEEK, P. F. D. et al. Drinking water salinity and raised blood pressure: Evidence from a cohort study in coastal Bangladesh. Environmental Health Perspectives, v. 125, n. 5, p. 1–8, 2017.

SELDOMRIDGE, E. Dawn. Importance of channel networks on nitrate retention in freshwater tidal wetlands, Patuxent River, Maryland. Diss. 2009.

SILVA, M. R C.; SILVA, L. V.; BARRETO, L. N. ; C.; RODRIGUES, E. H. C. ; MIRANDA, R. C. M. ; BEZERRA, D. S. ; PEREIRA, D. C. A. Qualidade da água da Bacia do rio Pindaré, nos trechos correspondentes aos Municípios de Pindaré- Mirim, Tufilândia e Alto Alegre no Estado do Maranhão. Águas Subterrâneas, v. 31, n. 4, p. 347-354, 2017.

SILVA, M. W. X.; SANTOS, E. A.; JESUS, C.V. Avanços e Desafios na Educação Ambiental após a conferência Rio+20: uma revisão da literatura XX ENGEMA DEZ 2018.

SILVA, M.R.C. Estudo Limnológico da Bacia do Baixo Mearim com ênfase nas Características Físico-Químicas e Microbiológica, Localizado no Município de Arari- Maranhão. (Projeto Universal Edital Nº 002/2019). Relatório de pesquisa (FAPEMA) Nº 01224/19, p. 45. 2023.

SILVA, M.R.C; CASTRO, T.M. Aspectos limnológicos e microbiológicos da água do médio curso do rio Mearim – Maranhão, Brasil. Editora CRV: Curitiba, 2019, p.57-72.

Downloads

Publicado

19-08-2023

Como Citar

Freato, L., Lima, N. S., Santos, A. F. dos, Rodrigues, E. H. C., Silva , D. F. da, Silva, M. R. C., & Moura, A. R. L. de. (2023). Estudo da qualidade da água nos parâmetros físico-químicas, na comunidade ribeirinha do povoado Curral da Igreja, Arari (MA). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(5), 500–512. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.15260

Edição

Seção

Anais de evento
Recebido: 2023-06-27
Aceito: 2023-08-19
Publicado: 2023-08-19

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)