Sentidos construídos a respeito da Educação Ambiental crítica em um projeto de formação continuada de professores

Autores

  • Gabriela Rodrigues Longo Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Dalva Maria Bianchini Bonotto Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho https://orcid.org/0000-0001-6238-7157

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.15241

Palavras-chave:

Temática socioambiental, Perspectiva crítica, Formação de educadores ambientais, Construção de sentidos

Resumo

Partindo da perspectiva crítica da Educação Ambiental (EA) para o enfrentamento da crise ambiental, realizamos uma pesquisa cujo recorte, neste artigo, volta-se ao objetivo de compreender os sentidos construídos a respeito da EA crítica em um programa de formação continuada de professores. Nos diálogos estabelecidos em entrevistas com participantes do processo formativo, encontramos afirmações de mudanças pessoais a partir das discussões realizadas, indicando o estabelecimento de um envolvimento efetivo quanto à causa ambiental apresentada no programa. Por outro lado, a maioria das professoras não fez menção mais explícita à relação da problemática ambiental com a social, questão primordial para a perspectiva crítica da EA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Rodrigues Longo, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Instituto de Física – Cidade Universitária, Campo Grande, MS.

Dalva Maria Bianchini Bonotto, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Bióloga, Mestre em Conservação e Manejo de Recursos, Doutora em Educação (CECH – UFSCar) e Livre Docente em Educação Ambiental (UNESP/Rio Claro)

Referências

ALENCAR, Layana Dantas de; BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega. Educação Ambiental no Ensino Superior: ditames da Política Nacional de Educação Ambiental. Revista Direito Ambiental e sociedade, v. 8, n. 2, p. 229-255, 2018.

ANDRADE, Maria Carolina Pires de; PICCININI, Cláudia Lino. Educação Ambiental na Base Nacional Comum Curricular. In: Anais do IX EPEA (Encontro Pesquisa em Educação Ambiental), Juiz de Fora, 2017.

BAKHTIN, Mikhail. (VOLOCHINOV, V. N.). Marxismo e Filosofia da Linguagem. Problemas Fundamentais do Método Sociológico na Ciência da Linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 2009.

BOGDAN, Robert C., BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação. Portugal: Porto Editora, 1994.

BONOTTO, D. M. B. Contribuições para o trabalho com valores em Educação Ambiental. Ciência & Educação, v. 14, nº 2, Bauru, 2008.

BONOTTO, Dalva Maria Bianchini. O trabalho com valores em Educação Ambiental: investigando uma proposta de formação contínua de professores. 2003. 231f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2003.

BORNHEIM, Gerd. Filosofia e política ecológica. Revista Filosófica Brasileira, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 16-24, 1985.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRZEZINSKI, Iria. Formação de professores para a educação básica e o curso de Pedagogia: a tensão entre instituído e instituinte. RBPAE, Goiânia, v. 23, n. 2, p. 229-251, 2007.

BURATTI, Juliana; FACHINETTO, Juliana Maria; FERNANDES, Sandra Beatriz Vicenci; CENCI, Daniel Rubens; BIANCHI, Vidica; SCHIRMER, Jorge; MOURA, Alexandra da. Vivências socioambientais para a formação continuada de professores. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 16, n. 3, 2021.

CARVALHO, Maria Bernadete S. S.; BONOTTO, Dalva Maria Bianchini. A Formação Docente para a Educação Ambiental: apontamentos e reflexões em torno do trabalho com valores. Capítulo de livro ainda não publicado, 2017.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2012.

CARVALHO, Luiz Marcelo de. A temática ambiental e a escola de 1° grau. 1989. 282f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 1989.

CASTRO, Ana Paula Pontes de. A entrevista dialógica como instrumento para pesquisar a escrita online na aprendizagem do professor em formação: reflexões iniciais. In: FREITAS, M. T. A.; RAMOS, B. S. Fazer pesquisa na abordagem histórico-cultural: metodologias em construção. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2010.

CASTRO, Ronaldo Souza. A formação de professores em Educação Ambiental possibilita o exercício desta no ensino formal? In: BRASÍLIA. Secretaria de Educação Fundamental. Panorama da Educação Ambiental no ensino fundamental. Brasília: MEC, SEF, 2001.

COELHO, Grasiela Maria de Souza. Formação contínua e pesquisa colaborativa: impulsionando transformações em contextos escolares. Revista Marcas Educativas, Teresina, v. 1, n. 1, p. 70-82, 2011.

GONÇALVES, Carlos Walter Porto. Os (des)caminhos do meio ambiente. 6 ed. São Paulo, Contexto, 1998.

GRÜN, M. A Outridade da Natureza na Educação Ambiental. Anais da 26ª Reunião Anual da ANPED, 2003, Poços de Caldas. Texto completo em CD-ROM, 2003.

GRÜN, Mauro. Ética e Educação Ambiental: a conexão necessária. Campinas: Papirus, 2004.

GUIMARÃES, Mauro. Educação Ambiental crítica. In: LAYRARGUES, P. P. (Org.). Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Brasília, MMA. Diretoria de Educação Ambiental, 2004.

JACOBI, Pedro Roberto. Educação Ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, nº 2, 233-250, 2005.

LAYRARGUES, Philippe Pomier. Educação Ambiental com compromisso social: o desafio da superação das desigualdades. In: Loureiro, C.F.B.; Layrargues, P.P.; Castro, R. S. (Orgs.). Repensar a Educação Ambiental: um olhar crítico. São Paulo: Cortez, p. 11-31. 2009.

LAYRARGUES, Philippe Pomier; LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. Mapeando as macro-tendências político-pedagógicas da Educação Ambiental contemporânea no Brasil. In: Anais do IV EPEA (Encontro Pesquisa em Educação Ambiental), Ribeirão Preto, 2014.

LAYRARGUES, Philippe Pomier. Manifesto por uma Educação Ambiental indisciplinada. Ensino, Saúde e Ambiente – Número Especial, pp. 44-88, 2020.

LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. Educação, Emancipação e Sustentabilidade: em defesa de uma pedagogia libertadora para a Educação Ambiental. In: LAYRARGUES, P. P. (Org). Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Brasília, MMA. Diretoria de Educação Ambiental, 2004.

LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. Questão ambiental e educação: contribuições para o debate. Ambiente & Sociedade, NEPAM/UNICAMP, Campinas, ano II, n. 5, p. 135-153, 1999.

LONGO, Gabriela Rodrigues; VINHOLI JÚNIOR, Airton José. Estilos de Pensamento na Educação Ambiental: uma análise a partir da epistemologia de Ludwik Fleck. Ciência Geográfica, v. 24, n. 4, 2020.

NEVES, Eloiza Dias. Teachers working in the field of Environmental Education: musings of a practitioner. Canadian Journal of Environmental Education, n. 10, p. 173-179, 2005.

NOGUEIRA, Christiano. Contribuições para a Educação Ambiental crítica. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 18, n. 3, p. 156-171, 2023.

OLIVEIRA, Maria Aparecida Nunes de. (Re)Pensando A Formação De Professores Em Educação Ambiental. Revista Monografias Ambientais, Santa Maria, Edição Especial Curso de Especialização em Educação Ambiental, 2015.

SATO, Michele. Debatendo os desafios da Educação Ambiental. In: Congresso Educação Ambiental Pró Mar, Rio Grande do Sul, 2001.

SLAVIERO, André; ANTUNEZ, Bruno Fernandes; BIANCHI, Vidica; PANSERA-DE-ARAÚJO, Maria Cristina. Educação Ambiental na visão de professores: caminhos e reflexões. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 17, n. 1, 2022.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 14 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

TRAJBER, Rachel; MENDONÇA, Patrícia Ramos. Educação na diversidade: o que fazem as escolas que dizem que fazem Educação Ambiental. Brasília: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2007.

TREIN, Eunice Schilling. A Educação Ambiental Crítica: crítica de que? Revista Contemporânea de Educação, v. 7, n. 14, ago./dez. 2012.

VIANNA, Lucila Pinsard. Formação em meio ambiente para o ensino formal: uma proposta de formação continuada em serviço para as séries finais do Ensino Fundamental. In: Anais do Congresso Brasileiro de Qualidade na Educação: Formação de Professores, Brasília: MEC, SEF, p. 72-77, 2002.

Downloads

Publicado

01-02-2024

Como Citar

Longo, G. R., & Bonotto, D. M. B. (2024). Sentidos construídos a respeito da Educação Ambiental crítica em um projeto de formação continuada de professores. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 19(1), 316–335. https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.15241

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2023-06-21
Aceito: 2023-12-05
Publicado: 2024-02-01