Um Panorama da Pedagogia Histórico-Crítica na formação de educadores ambientais

Autores

  • Gabriela Rodrigues Longo PPG em Educação na Linha de Pesquisa de Educação Ambiental na UNESP (campus Rio Claro)

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2246

Palavras-chave:

Educação Ambiental Crítica, Pedagogia Histórico-Crítica, Formação de professores.

Resumo

Dentro de uma sociedade organizada de forma extremamente desigual, a educação ambiental entra como um dos elementos fundamentais para a investida contra a crise ambiental. A crise do ambiente atual exige uma abordagem em que os objetivos se centrem em participação, conhecimentos e consciência, de forma a integrar os conteúdos ao contexto social e histórico. É nesse sentido que a Pedagogia Histórico-Crítica entra para relacionar a práxis pedagógica com as práticas da sociedade, em toda sua história. A evolução do pensamento capitalista, da lógica do acúmulo de capital, e sua relação com as ações que afetam o ambiente, são essenciais no caminho para alcançar o entendimento necessário que a EA procura. Assim, a complexa relação entre sociedade e educação é o que define o cenário da formação dos educadores. É nesse contexto que o presente trabalho, a partir do referencial utilizado, tenciona entender a complexa e essencial relação entre a Pedagogia Histórico-Crítica e a formação de Educadores Ambientais. Educadores, estes, que sejam críticos, no sentido não apenas de educar para ensinar conteúdos, mas também para alterar conceitos e construir concepções.

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Publicado

30-09-2016

Como Citar

Longo, G. R. (2016). Um Panorama da Pedagogia Histórico-Crítica na formação de educadores ambientais. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 11(4), 318–327. https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2246

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2015-12-08
Aceito: 2016-09-08
Publicado: 2016-09-30