Um Panorama da Pedagogia Histórico-Crítica na formação de educadores ambientais

Authors

  • Gabriela Rodrigues Longo PPG em Educação na Linha de Pesquisa de Educação Ambiental na UNESP (campus Rio Claro)

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2246

Keywords:

Educação Ambiental Crítica, Pedagogia Histórico-Crítica, Formação de professores.

Abstract

Dentro de uma sociedade organizada de forma extremamente desigual, a educação ambiental entra como um dos elementos fundamentais para a investida contra a crise ambiental. A crise do ambiente atual exige uma abordagem em que os objetivos se centrem em participação, conhecimentos e consciência, de forma a integrar os conteúdos ao contexto social e histórico. É nesse sentido que a Pedagogia Histórico-Crítica entra para relacionar a práxis pedagógica com as práticas da sociedade, em toda sua história. A evolução do pensamento capitalista, da lógica do acúmulo de capital, e sua relação com as ações que afetam o ambiente, são essenciais no caminho para alcançar o entendimento necessário que a EA procura. Assim, a complexa relação entre sociedade e educação é o que define o cenário da formação dos educadores. É nesse contexto que o presente trabalho, a partir do referencial utilizado, tenciona entender a complexa e essencial relação entre a Pedagogia Histórico-Crítica e a formação de Educadores Ambientais. Educadores, estes, que sejam críticos, no sentido não apenas de educar para ensinar conteúdos, mas também para alterar conceitos e construir concepções.

Published

2016-09-30

Issue

Section

Artigos

How to Cite

LONGO, Gabriela Rodrigues. Um Panorama da Pedagogia Histórico-Crítica na formação de educadores ambientais. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 11, n. 4, p. 318–327, 2016. DOI: 10.34024/revbea.2016.v11.2246. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2246. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2015-12-08
Accepted 2016-09-08
Published 2016-09-30