O etnoconhecimento como possibilidade de estudo para a Educação Ambiental crítica

Autores

  • Gabriela Rodrigues Longo Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, MS
  • Airton José Vinholi Júnior Universidade Federal do Mato Grosso do Sul https://orcid.org/0000-0002-0024-0528

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.14230

Palavras-chave:

Colapso ambiental, Educação Ambiental crítica, Etnoconhecimento, Conhecimentos tradicionais

Resumo

Propomos uma reflexão teórica a partir da contextualização de dez desastres ambientais que assolaram o Brasil em nome do progresso do capital, e como estes desastres nos evidenciam a necessidade de uma discussão a partir de saberes ambientais que aproximem o ser humano do meio ambiente. Depreendemos que necessitamos de uma Educação Ambiental que seja crítica, baseada em práticas democráticas, voltadas à participação, emancipação social, transformação dos modos de extrativismo e abuso social, e ao ideal de Justiça Ambiental. Dentro desta perspectiva, a Educação Ambiental crítica pode buscar sustentação teórica e metodológica no processo de pertencimento e história que se inclui no diálogo com conhecimentos tradicionais ou etnoconhecimentos.

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Biografia do Autor

Gabriela Rodrigues Longo, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, MS

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Física - UFMS. 

Airton José Vinholi Júnior, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação. Docente EBTT do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciênciasm, Instituto de Física - UFMS.

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Publicado

01-12-2022

Como Citar

Longo, G. R., & Vinholi Júnior, A. J. . (2022). O etnoconhecimento como possibilidade de estudo para a Educação Ambiental crítica. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(6), 64–79. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.14230

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2022-08-17
Aceito: 2022-09-12
Publicado: 2022-12-01