Proposta de planilha para o cálculo de compensação ambiental facultativa como ferramenta de Educação Ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.15000

Palavras-chave:

neutralização de carbono, calculadora de CO2, impactos ambientais, aquecimento global, sustentabilidade

Resumo

Nos últimos anos observa-se os aumentos na utilização dos recursos naturais e dos impactos ambientais de origem antrópica. Nesse sentido, compreende-se a Educação Ambiental como essencial para o reconhecimento das responsabilidades e busca por soluções para as questões ambientais, tais como a necessidade de medidas de compensação ambiental. Desta forma, neste trabalho foi desenvolvida uma ferramenta para a Educação Ambiental, com o uso de planilhas eletrônicas para estimar as emissões de carbono e conversão em valor monetário, sugerindo o investimento deste em ações de compensação ambiental, permitindo ainda uma maior discussão das questões ambientais e o desenvolvimento de sentimento de responsabilidade individual e pertencimento ao meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BORTOLON, B.; MENDES, M.S.S. A importância da Educação Ambiental para o alcance da sustentabilidade. Revista Eletrônica de Iniciação Científica. Itajaí, Centro de Ciências Sociais e Jurídicas da UNIVALI, v. 5, n. 1, p. 118-136, 2014.

BRASIL, Lei. 9985, de 18 de julho de 2000-Institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza–SNUC. Diário Oficial da União, 2000.

CAMPOLIM, J. de la R. Compensação Ambiental: a constitucionalidade do artigo 36 da lei 9.985/2000. Revista Brasileira de Direito Constitucional, v. 16, n. 1, p. 99-107, 2010.

CICLO VIVO. Cada árvore da Mata Atlântica chega a retirar 163kg de CO2 da atmosfera. 2013. Disponível em: <http://ciclovivo.com.br/noticia/cada-arvore-damataatlantica-chega-a-retirar-163kg-de-CO2-daatmosfera/>. Acessado em: 04 abr 2021.

de COSTA, D; PONTAROLO, E. Aspectos da Educação Ambiental crítica no ensino fundamental por meio de atividades de modelagem matemática. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 100, p. 149-168, 2019.

FACCHINI, Y. M. G. A.; AGUIAR, L. V. C. A pegada ecológica como instrumento de apoio para Educação Ambiental. Revista Brasileira de Iniciação Científica, v. 2, n. 2, 2015.

FONSECA, I. A. Sustentabilidade - O consumidor ambientalmente responsável: da produção da culpa à compra de redenção. Anuário de Pesquisa GV Pesquisa, 2011.

FONSECA, R. O. Compensação ambiental: da contradição à valoração do meio ambiente no Brasil. Sociedade & Natureza, v. 27, n. 2, p. 209-221, 2015.

GELUDA, L.; YOUNG, C. E. F. Financiando o Éden: Potencial econômico e limitações da compensação ambiental prevista na Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza. Anais do IV Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação. 2004. p. 641-651.

GHG PROTOCOL. Programa Brasileiro GHG Protocol. Disponivel em: Acessado em: 04/04/2021.

de GIACOMETTI, K.; DOMINSCHEK, D. L. Ações antrópicas e impactos ambientais: industrialização e globalização. Caderno Intersaberes, v. 7, n. 10, 2019.

de GODOY, S. G. M. Governança corporativa e responsabilidade socioambiental. São Paulo, Sp: Senac, 2020.

INICIATIVA VERDE. Seja um apoiador. Disponível em: <https://www.iniciativaverde.org.br/programas-e-projetos-amigo-da-floresta.php>. Acessado em: 04 abr /2021.

IPCC. Intergovernmental Panel on Climate Change. IPCC 2007. Climate Change 2007: The Physical Science Basis. Contribution of Working Group I to the Fourth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. Cambridge University Press, Cambridge, United Kingdom and New York, NY, USA, 2007.

ISFER, R. B.; ARAÚJO, S.; COELHO, J. M. F. Os desafios do novo mercado de gás para o segmento de distribuição de gás natural. Boletim de Conjuntura, n. 7, 2019. p.106-109.

MARQUES, R.; XAVIER, C. R. O desenvolvimento do senso analítico no processo de ensino e aprendizagem na Educação Ambiental. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 5, n. 2, 2019.

MAY, P. H., BOHRER, C. B., TANIZAKI, K., DUBOIS, J. C. L., LANDI, M. P. M., CAMPAGNANI, S., da VINHA, V. G. Sistemas agroflorestais e reflorestamento para captura de carbono e geração de renda. Encontro da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica, v. 6, 2005.

MCTI. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Fator médio - Inventários corporativos. Disponível em: <https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/sirene/dados-e-ferramentas/fatores-de-emissao>. Acessado em: 31 mar 2023.

MEDEIROS, D. L.; OLIVA, S. T.; KIPERSTOCK, A. Inconsistências Metodológicas em Estimativas de Emissões de Gases do Efeito Estufa na Matriz Elétrica Brasileira. Annals of 4th International Workshop Advances in Cleaner Production. São Paulo: USP. 2013.

MELLO, A. A., MEIRA, A. C. S., SANQUETTA, C. R., & FERREIRA, R. A. Estimativas de biomassa e carbono em área de mata atlântica, implantada por meio de reflorestamento misto. BIOFIX Scientific Journal, 5(1), p.130-134. 2019.

MMA. Ministério do Meio Ambiente. 1o Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas por Veículos Automotores Rodoviários. Relatório Final. 2011.

MOREIRA JR., D. P., da SILVA, C. M., BUENO, C., CORRÊA, S. M., ARBILLA, G. Determinação de gases do efeito estufa em cinco capitais de diferentes Biomas brasileiros. Revista Virtual de Química, v. 9, n. 5, 2017.

de OLIVEIRA, L.; NEIMAN, Z. Educação Ambiental no âmbito escolar: análise do processo de elaboração e aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 15, n. 3, p. 36-52, 2020.

PROJETO PLANTAR. Faça a sua parte. Disponível em: <https://www.projetoplantar.com.br/#faca_sua_parte>. Acessado em: 01 abr 2021.

RABELO, A. M.; OLIVEIRA, D. B. de. Impactos ambientais antrópicos e o surgimento de pandemias. Unifesspa: Painel Reflexão em tempos de crise, v. 26, 2020.

da ROSA, G.; da SILVA, F. R.; FLACH, K. A. Educação Ambiental na educação escolar e a Responsabilidade Social: desafios e possibilidades nas questões ambientais. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 16, n. 5, p. 411-430, 2021.

RUPP, R. F; Lamberts, R. Relatório: Fatores de conversão de energia elétrica e térmica em energia primária e em emissões de dióxido de carbono a serem usados na etiquetagem de nível de eficiência energética de edificações. Florianópolis, SC: UFSC, 2017.

dos SANTOS, M. F. R. F., DE SOUZA XAVIER, L., & PEIXOTO, J. A. A. Estudo do indicador de sustentabilidade “Pegada Ecológica”: uma abordagem teórico-empírica. Revista Ibero Americana de Estratégia, v. 7, n. 1, p. 29-37, 2008.

dos SANTOS, R. S.; MATIAS, J. N. R.; SABOIA, A. L.; DANTAS, F. D. C. C.; MEDEIROS, L. R. O uso da Pegada Ecológica como metodologia para Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 16, n. 4, p. 516-535, 2021.

da SILVA, C. M.; CORRÊA, S. M.; ARBILLA, G. Determination of CO2, CH4 and N2O: a case study for the city of Rio de Janeiro using a new sampling method. Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 27, n. 4, 2016. p.778-786

VAN BELLEN, H. M. Indicadores de Sustentabilidade: uma análise comparativa. 2ª. Ed.: Rio de Janeiro: FGV Editora, 2007

Downloads

Publicado

01-12-2023

Como Citar

Silva, C. M. da, & Iespa, A. P. de C. (2023). Proposta de planilha para o cálculo de compensação ambiental facultativa como ferramenta de Educação Ambiental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(7), 55–69. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.15000

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2023-04-11
Aceito: 2023-09-25
Publicado: 2023-12-01